Honda PCX 160 2023 é lançada no Brasil; veja preço e fotos
Evolução da PCX 150, a scooter mais vendida do país, desembarca mais potente e moderna; preço parte de R$ 15.460
A Honda PCX 160 2023 foi apresentada no Brasil nesta quinta-feira, 22 de setembro. O lançamento é uma evolução da PCX 150, a scooter mais vendida do país, e chega com preço a partir de R$ 15.460.
O modelo desembarca nas lojas a partir de outubro nas cores cinza metálico (CBS), branco perolizado (ABS) e azul metálico (DLX ABS). Veja as principais novidades da PCX 160:
- Novo motor, mais potente, de 16 cavalos
- Adoção do controle de tração (HSTC), nas versões ABS e DLX
- Visual renovado, novo painel e full LED
- Baú interno mais amplo, de 30 litros
- Chassi, suspensão traseira, rodas e pneus renovados
- Smart key em todas as versões (com alarme)
Vídeo mostra tudo sobre a Honda PCX 160 2023:
Os valores da PCX 160 2023
Em relação à PCX 150 2022, o preço do PCX 160 2023 pode ser até R$ 770 maior. O modelo manteve as versões CBS, ABS e DLX ABS, mas a Sport ABS não está mais disponível. Veja tabela completa de preços da PCX 160 (com base no Distrito Federal):
CBS | ABS | Sport ABS | DLX ABS | |
HONDA PCX 150 2022 | R$ 14.690 | R$ 16.300 | R$ 16.740 | R$ 16.740 |
HONDA PCX 160 2023 | R$ 15.460 | R$ 17.000 | - | R$ 17.400 |
Diferença | + R$ 770 | + 700 | - | + R$ 660 |
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Motor de 16 cavalos
Assim como aconteceu recentemente com a ADV na Ásia, a PCX ganha então no Brasil a sua versão mais atualizada, com motor maior e mais potente. A nova scooter conta com motor de 1 cilindro e 156 cc de cilindrada, com refrigeração líquida e agora 4 válvulas, no lugar do anterior de 149,3 cc e 2 válvulas.
O propulsor conta com a tecnologia eSP+ da Honda (enhanced Smart Power Plus), que visa redução do atrito interno e melhorar a eficiência. Como resultado, a PCX 160 tem motor que rende 16 cavalos de potência, superior em 2,8 cavalos na comparação à PCX 150, que chega a 13,2 cavalos.
SAIBA TUDO O QUE MUDOU DA PCX 150 PARA A PCX 160
A scooter continua trabalhando com câmbio CVT que, segundo a Honda, também foi atualizado com o aperfeiçoamento das polias.
Houve também aumento no torque, que subiu de 1,38 kgfm para 1,5 kgfm. As alterações incluem diâmetro do cilindro maior e elevada taxa de compressão, enquanto o curso foi reduzido. O sistema “idling stop”, que desliga automaticamente o motor em paradas e o religa em acelerações, continua presente com foco em poupar combustível.
Apesar da maior potência, a PCX 160 é mais econômica, com média de consumo de 44,5 km/l, frente a 41,4 km/l da PCX 150. No quesito velocidade máxima, ela vai até 111 km/h, enquanto a sua antecessora atinge 99 km/h, segundo dados do Instituto Mauá. O motor também tem novo sistema de escape já de acordo com as regras de emissões do Promot-5.
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Controle de tração e freios
Visto em modelos de maior cilindrada, como Forza 350 e CB 650R, entre outros, o Honda Selectable Torque Control (HSTC), como é chamado o controle de tração da marca; a tecnologia estreia na baixa cilindrada no Brasil com a PCX 160.
O dispositivo está disponível nas versões ABS e DLX, mas não na opção de entrada CBS. Há a possibilidade de desligar o sistema, caso o usuário queira, por meio de comando no punho esquerdo.
Sobre os freios, a scooter possui disco nas duas rodas, quando equipado com ABS. Na opção de frenagem combinada, há disco na dianteira e tambor na traseira.
Avanços no chassi e visual
Apesar de manter claramente a identidade PCX, o 160 ganhou novo visual, que aparenta mais robustez. Sua carroceria foi completamente redesenhada, adotando novo conjunto de FULL
LED na dianteira e na traseira.
Na parte ergonômica, houve aumento de na plataforma que acomoda os pés, com tamanho 30 mm maior, tanto longitudinalmente quanto nas laterais. Para o garupa, a alça mudou, agora ficando mais fina.
O chassi também foi renovado, adotando um novo desenho para se adequar ao motor 160. Na parte traseira duas alterações importantes: a adoção de uma roda menor, passando de 13 para 14 polegadas, e novas molas na traseira de 3 estágios.
Apesar de manter o mesmo curso de 100 mm, elas foram posicionadas em ângulo mais vertical. Na dianteira, o modelo segue com roda de 14 polegadas e o mesmo garfo telescópico de 100 mm de curso.
O PCX 160 também conta com rodas de novo visual e pneus de medida mais larga (veja todos detalhes na ficha técnica completa no final da reportagem).
Novo painel e espaço maior no baú
Algo sempre importante para as scooters é o espaço embaixo do banco. No caso da PCX 160, houve acréscimo de 2 litros no volume total, chegando a 30 litros. O porta-luvas também ficou mais espaçoso e conta com entrada USB para recarregamento de smartphones - antes, a tomada precisava de adaptador para conexão do cabo.
Seu painel mantém estilo parecido, mas ganhou novo desenho com formato amplo e iluminação LCD e fundo escuro. Entre os itens de comodidade, a chave Smart Key presencial agora está disponível em todas as versões, inclusive a CBS - todas com alarme antifurto.
Seu tanque segue com os mesmos 8 litros de capacidade, mas agora conta com espaço para apoiar a tampa do tanque na portinhola que cobre o bocal.
Honda PCX 160 x Yamaha NMax 160
Com a sua nova geração, a scooter Honda se aproxima em termos de configuração ao Yamaha NMax 160. O preço inicial da PCX é mais baixo, mas isso na opção CBS, de R$ 15.460.
Como o NMax tem versão única, com ABS de série nas duas rodas, seu preço é de R$ 19.690, sem contar com controle de tração. Vale lembrar que o PCX ABS, com o sistema antitravamento somente na roda dianteira, sai por a partir de R$ 17.000.
FICHA TÉCNICA | PCX 160 2023 |
PREÇO | A partir de R$ 15.460 |
MOTOR | 1 cilindro, 156,9 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 16 cavalos a 8.500 rpm |
TORQUE | 1,5 kgfm a 6.500 rpm |
CONSUMO | 44,5 km/l |
DIÂMETRO x CURSO | 60,0 x 55,5 mm |
CÂMBIO | CVT (V-Matic) |
COMPRIMENTO | 1.935 mm |
LARGURA | 742 mm |
ALTURA | 1.108 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.313 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 134 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 764 mm |
PESO SECO | 124 kg (CBS) / 126 kg (ABS) |
TANQUE | 8 litros |
COMPARTIMENTO DE CARGA | 30 litros |
FREIOS | CBS ou ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 220 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 220 mm (ABS) e tambor de 130 mm (CBS) |
PNEU DIANTEIRO | 110/70-14M/C 50P |
PNEU TRASEIRO | 130/70-13M/C 63P |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico de 100 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Dois amortcedores de 100 mm |
CORES | Cinza metálico, branco perolizado e azul metálico |