Honda PC 50: a rara moto japonesa que foi 'ressuscitada' no Brasil

'Little Honda' foi restaurada por um entusiasta gaúcho e agora está à venda; confira o preço
Honda PC50 1969

Honda PC50 1969 | Imagem: Reprodução

A Honda PC 50 conquistou seu espaço como uma das poucas motonetas pequenas e leves equipadas com motor de quatro tempos, em uma época em que predominavam os motores de dois tempos. A escolha dessa configuração foi uma exigência de Soichiro Honda, fundador da marca, que não gostava do barulho característico dos propulsores de dois ciclos. Assim, em 1969, nasceu a ‘Little Honda’, como ficou conhecida a motoneta de 50 cc.

Durante seu lançamento, a publicidade destacou o slogan “You meet the nicest people on a Honda” (em português, “Você conhece as pessoas mais legais em uma Honda”), o que ajudou a consolidar a imagem da PC 50 no mercado global. A simplicidade de sua ciclística evidenciava que o modelo era destinado a qualquer tipo de público. Além disso, sua robustez, garantida pelo quadro de aço estampado, e o tanque de combustível localizado sob o banco, que facilitava o uso por condutores de menor estatura, foram diferenciais importantes.

Honda PC50 1969
Honda PC50 1969
Imagem: Reprodução

Como mencionado, a Honda PC 50 utilizava um motor de quatro tempos com 50 cc. Os primeiros modelos eram equipados com um motor de simples comando de válvulas no cabeçote (OHC), derivado de seu antecessor, o Honda P50.

No entanto, enquanto o P50 possuía o motor montado no eixo traseiro, o PC 50 adotou o posicionamento mais tradicional, com o propulsor instalado à frente do braço oscilante da suspensão traseira. Essa configuração, combinada com alguns refinamentos, resultou em 1,8 cv de potência a 5.700 rpm, permitindo à motoneta alcançar até 50 km/h, segundo registros da época.

 Uma Honda PC 50 de 1969 sobrevive no Brasil

A raríssima Honda PC 50 de 1969, exibida nas fotos, está à venda por meio do consultor automotivo André Jacquillat, da Jacquillat Veículos Antigos e Especiais, em Porto Alegre (RS). Interessados podem acessar o perfil no Instagram @andre.jacquillat.

Consultado para obter mais informações, André nos conectou ao proprietário da motoneta, Rodrigo Cirne Lima, que revelou detalhes sobre sua história. Rodrigo contou que adquiriu a moto há oito anos, quando ela foi localizada em Santa Catarina, quase completa e ainda em funcionamento. Decidido a dar à moto o cuidado especial que faltava, ele realizou uma restauração meticulosa, abrangendo tanto a parte estética quanto a funcional.

“Foram quase dois anos de restauração, pois as peças vieram do Uruguai, Japão e Europa. Mas valeu cada sacrifício, pois foi um sonho de infância realizado”, celebra Rodrigo.

Ele relatou que não buscava especificamente uma Honda PC 50 na época, mas o modelo surgiu quase como obra do destino. “Procurava um ciclomotor que remetesse à minha juventude. Lembro-me de ter andado em uma PC 50 durante uma visita a Punta del Este, mas jamais imaginei encontrar uma disponível no Brasil”, relembra.

Agora, com o sonho realizado, Rodrigo decidiu que é hora de se despedir de sua Honda PC 50. Para os interessados em adquirir essa raridade, que pode ser exposta na garagem ou até mesmo como peça decorativa na sala, o preço é de R$ 24 mil. Mais informações podem ser obtidas na página do Instagram da Jacquillat.

Por

Fernando Garcia

.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos