Honda lança patinete elétrico que se equilibra sozinho e 'não cai' quando parado
Fabricante japonesa criou startup Striemo para investir em veículos de micromobilidade. Modelo de 3 rodas tem modos de potência e chega a 25 km/h
A Honda anunciou nesta segunda-feira (13) um importante passo para a empresa no segmento da micromobilidade. Com a criação da startup Striemo, a marca da asa apresentou o seu primeiro patinete elétrico: um modelo de 3 rodas que pode se equilibrar sozinho.
O modelo está programado para ser lançado no Japão ainda em 2022, e em 2023 deve desembarcar na Europa. Ainda não há preço definido, mas os consumidores japoneses interessados podem reservar o Striemo. A ideia da Honda foi criar um modelo que possa oferecer "um passeio seguro e estável a qualquer velocidade entre 0 a 25 km/h".
VEJA TAMBÉM:
- Vmoto Super Soco TC, uma moto elétrica com ares clássicos por R$ 27.490
- Nova CNH para motos: o que significa a categoria A1?
Quando parado, o modelo consegue se equilibrar sozinho. "O patinete que não cai" serve como opção para que tem receio de conduzir pequenos veículos autopropelidos. Com 3 rodas e "balance assist system", o Striemo pretende oferecer uma "sensação natural de pilotagem", diz a Honda.
Com peso de cerca de 20 kg, o patinete elétrico Honda pode levar até 120 kg. Sua velocidade máxima é de 25 km/h, com três modos de potência que delimitam a velocidade: 6 km/h, 16 km/h e 25 km/h. A autonomia estimada é de 30 km, e o tempo para recarga é de cerca de 3,5 horas.
VEJA TAMBÉM:
Honda tem moto que cai
Ainda não sabemos os detalhes da tecnologia envolvida no patinete Striemo, mas a Honda vem mostrando desde 2017 a tecnologia Riding Assist para motos, que também equilibra o veículo. O sistema é capaz de corrigir a trajetória do guidão da moto, evitando assim que perca o equilíbrio. No caso do Striemo, há uma reaçãos similar do guidão do patinete, que tem a capacidade de ficar em pé mesmo sem ninguém no controle.
A criação da Striemo faz parte do projeto Ignition, da Honda, que procura viabilizar a consituição de novos negócios. "É um meio de transporte que permite que todos se movimentem naturalmente, como calçar os sapatos e sair. Criei o Striemo. É uma nova mobilidade desenvolvida utilizando o know-how da pesquisa humana cultivada no desenvolvimento de motocicletas na Honda", disse Yotaro Mori, CEO da Striemo.