Honda NX 500: ícone está de volta ao Brasil!
Evolução da CB 500X foi oficialmente confirmada para o mercado nacional; conheça detalhes
A Honda NX 500 está confirmada para o Brasil. Evolução da CB 500X, o modelo revive a sigla NX, que fez sucesso nas décadas passadas em modelos como a icônica NX650 Dominator. O lançamento será ainda no primeiro semestre, segundo revelou oficialmente a marca japonesa.
A moto será acompanhada de mais novidades na média e na alta cilindrada com as também confirmadas CB 500 Hornet, CB 650R E-Clutch e a renovada Africa Twin 1100.
Apesar da nomenclatura reeditada, a nova NX500 mantém a mesma base estrutural da CB 500X, mas com uma série de atualizações em visual, tecnologia e desempenho. Em um primeiro momento, a marca não revelou detalhes técnicos e nem o preço para o modelo no Brasil, mas podemos nos basear nas mudanças já vistas no exterior.

Estilo atualizado e foco na aerodinâmica
O design da NX500 apresenta linhas mais limpas e anguladas, remetendo ao estilo das motocicletas dos anos 1980 e 1990. Segundo a Honda, além da modernização estética, os novos contornos favorecem a estabilidade em velocidades elevadas.

Entre as mudanças visuais estão o novo conjunto óptico em LED — com farol dianteiro e lanterna traseira redesenhados — e um painel digital TFT de 5 polegadas. O equipamento agora oferece conectividade com o sistema Honda RoadSync, que permite navegação curva a curva e integração com smartphone.

Motor mantém configuração, mas com ajustes eletrônicos
O propulsor da NX500 permanece o mesmo bicilíndrico de 471 cm³, com potência de 48 cavalos e torque de 43 Nm, conforme especificações para o mercado europeu. A novidade está na recalibração da central eletrônica, que, segundo a fabricante, proporciona respostas mais ágeis na aceleração.

A versão 2024 também passa a incluir de série o sistema de controle de tração Honda Selectable Torque Control (HSTC), ampliando os recursos de segurança ativa.

Redução de peso e melhorias na suspensão
A Honda promoveu ajustes no conjunto ciclístico para reduzir o peso do modelo. As novas rodas colaboram com uma economia de 1,5 kg, enquanto o corte total no peso chega a 3 kg em comparação com a CB 500X. O peso em ordem de marcha (kerb) é de 196 kg.

A suspensão dianteira segue com o garfo invertido Showa SFF-BP USD de 41 mm, que passou por revisão técnica, assim como o amortecedor traseiro, com o objetivo de oferecer maior conforto e controle em diferentes condições de uso.
