Honda NT1100 é a nova tourer derivada da Africa Twin
Marca confirma rumores e cria uma bela estradeira utilizando a base da CRF 1100 L
E a NT1100 virou realidade. Após meses de especulação, a Honda revelou nesta quinta-feira (21) na Europa a sua inédita tourer, uma moto derivada da nova CRF 1100L Africa Twin.
Como se especulava, a NT1100 é um modelo voltado para as estradas, uma alternativa mais potente do que NC 750X e mais em conta que a imensa Gold Wing.
Para criar a nova motocicleta, a Honda aproveitou a elogiada base da Africa Twin, mas alterando vários pontos para que a NT1100 se destaque no asfalto. O motor é o mesmo bicilíndrico paralelo com 1.084 cm³ e que oferece 100 cv de potência e 104 Nm de torque, assim como a opção de transmissão manual e DCT (dupla embreagem) com seis velocidades.
Mas a NT1100 possui um chassi modificado, com altura do assento de 820 mm contra 850 mm da Africa Twin. A suspensão dianteira conta com garfos Showa de 43 mm com deslocamento de 150 mm enquanto a traseira repete a fórmula, porém, com regulador de pré-carga.
Veja galeria de imagens da Honda NT1100 2022
A nova tourer também possui um ângulo de caster ligeiramente menor, de 26,5º, com um trail ligeiramente reduzido. O entreeixos também é mais curto, com 1.535 mm, comparado aos 1.575 mm da CFR 1100 L.
A NT1100 é uma moto mais pesada – 238 kg na versão manual e 248 kg na DCT – além de possui um centro de gravidade mais baixo para favorecer o comportamento nas estradas. Já os freios têm discos com as mesmas dimensões da aventureira, com 310 mm na frente e 256 mm atrás.
Tela multimídia
O estilo da NT1100 é bastante equilibrado, com linhas suaves e discretas e iluminação de LED DRL completa. O para-brisa é relativamente curto e que cobre a imensa tela de LCD com 6,5 polegadas e que é sensível ao toque.
Ela funciona pareada ao Apple Carplay e Android Auto e contrasta com o velocímetro digital com ares antiquados. A nova Honda é equipada com controle de torque (HSTC) e Wheelie de três níveis além do Throttle By Wire (TBW).
São três modos de condução disponíveis, o Tour (mais alto nível de potência), Urban (mais versátil), Rain (com respostas suavizadas), além da opção User, que permite dois padrões de personalização.
Na Inglaterra, a NT1100 tem preço inicial de 11.999 libras na versão manual (quase R$ 93 mil com o salgado câmbio atual) e 12.999 libras na versão DCT (R$ 100 mil). São três opções de cores, Cinza, Branco e Grafite.
A estreia na Europa ocorre entre fevereiro e março de 2022. Vamos torcer para que a NT1100 chegue logo ao Brasil, ao contrário da Africa Twin.