Honda NC 750X DCT: boa para viagens e dia-dia?
Colocamos à prova a crossover em sua nova geração, agora com câmbio automático. Saiba como moto se sai em estradas, cidade e até com garupa
A Honda NC 750X 2022 traz muitas novidades em relação aos modelos anteriores, e o principal destaque é a opção da transmissão DCT (dupla embreagem). O sistema é semelhante ao visto em carros, alguns deles mais esportivos, que possibilita trocas manuais por botão das 6 velocidades ou uso 100% automatizado. Para quem deseja o modelo topo de linha com a tecnologia, o valor da moto fica R$ 10 mil mais alto do que o modelo manual.
Veja os preços da Honda NC 750X 2022:
- Manual: R$ 49.700
- DCT: R$ 59.668
Dito isto isto, vamos as novidades e sensações!
Motor
O motor de 745 cc de 2 cilindros paralelos, comando de oito válvulas e sistema de refrigeração líquida tem baixa vibração proporcionando uma pilotagem leve, ágil e bastante prazerosa. A potência máxima anterior de 54,5 cv passou para 58,6 cv e o torque de 6,94 kgfm para 7,03 kgfm, estes ganhos garantem potencia nas baixas velocidade, que faz da moto uma boa opção para uso urbano. Não há necessidade de constantes mudanças de marcha, com uma eficaz retomada de velocidade.
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São 4 os modos de pilotagem: Standard, Sport, Rain e User. Pilotei em todos eles, mas posso afirmar que o Sport é o que mais usei; ele deixa a moto mais agressiva e emocionante. O Rain foi apenas para teste, infelizmente ou não, pois não choveu em nenhum dia durante os testes.
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O acelerador eletrônico TBW (throttle by Wire) vem com um sensor para maior precisão nas acelarações; é outra novidade que a NC 750X apresenta, oferecendo maior controle em todas as faixas de rotação do motor, muito nítida para o uso urbano. O baixo consumo de combustível para a categoria é outro fator positivo, chegamos a fazer, na estrada, 29 km/l e, na cidade com pilotagem suave, 24 Km/l. Com uma capacidade do tanque de 14,1 litros, você pode chegar a uns 350 quilômetros de autonomia.
Suspensão
A suspensão dianteira tem garfo telescópico e conta com ajuste automático através do sistema SDBV (Show a Dual Bending Valve) que se ajusta de acordo com as imperfeições do solo, mas fica sem a possibilidade de ajuste manual. Na traseira, a Pro-Link tem curso de 120 mm e opções de 7 ajustes na pré-carga da mola. As rodas de 17 polegadas vêm equipada com pneus 120/70 (dianteira) e 160/60 (traseira); deu para sentir suavidade na pilotagem e suportar bem as irregularidades, em momento algum ofereceu preocupação com os buracos ou piso irregular.
Freios
O sistema ABS nos freios é item de série, como exige a legislação. Na dianteira há um disco simples de 320 mm, e na traseira, de 240 mm, Durante a rodagem, garantiu total tranquilidade, principalmente em algumas situações que fomos obrigados a fazer frenagens bruscas; mesmo assim, ofereceu equilíbrio e segurança nos momentos mais.
Design
A nova carenagem de formas mais arredondadas, do modelo 2022, deixou a moto com uma aparência mais leve. No chassi, mudanças significativas, a altura do banco em relação ao solo ficou menor, o motor foi reposicionado para diminuir o centro de gravidade o que permitiu deslocar o piloto sobre o motor entregando maior segurança e agilidade. O novo chassi e as mudanças na estrutura da NC 750X reduziu seu peso em 6Kg, para uma moto desta categoria esta redução é bastante significativa e facilmente percebida durante a pilotagem.
O visual agradou, ficou mais agressivo e compatível com o tamanho da moto. O compartimento que fica no lugar onde costumeiramente está o tanque de gasolina, pouco conhecido por muitos, ganhou uma capacidade maior de 22 para 23 litros; você pode acomodar uma série enorme de objetos dentro dele, é uma excelente opção para quem, como eu, não gosta de colocar um baú na traseira da moto.
Outra novidade na NC 750X é que o conjunto óptico que foi totalmente redesenhado e oferece uma iluminação bem mais intensa. Permite dar um toque pessoal ao painel em LCD, bem completo, traz informações e alertas luminosos da parte elétrica e mecânica, conta-giros, indicador de combustível, relógio, hodômetro (total e parcial). Além disso, vem com a opção ECO, que ajuda na economia. O para-brisa ficou maior e garante melhor visualização, proteção e segurança ao piloto.
Banco do garupa
Nota: 9,0
O banco é largo, macio, as alças dão segurança e na cidade é bastante confortável. Oferece um boa visão à frente, o design do banco não deixa você cair sobre o piloto, bem macio e não deixa sentir as imperfeições do solo. Na estrada, depois de algumas horas, a parada para um descanso e bem-vinda. O relato é de Alessandra B. Lazzari.
Conclusão
Por onde passa, a NC 750X atrai olhares. É uma boa opção para quem busca uma moto para viajar e usar no dia-a-dia, principalmente para a categoria de motos de maior cilindrada. Não podemos considerar uma moto de pilotagem empolgante, mas com certeza é um veículo econômico, prático e muito fácil de pilotar.
A Honda disponibiliza para a NC 750X uma serie de acessórios que merecem destaque: o top box no valor de R$ 2.274,00; o protetor de carenagem R$ 2.423,00; e o kit de faróis de neblina que sai por R$ 3.998,01. Vaalores que, somados, chegam a representar quase 20% do valor da moto.
Como toda linha da Honda acima de 500 cc, em 3 anos de garantia (sem limite de quilometragem) + Honda Assistence e a cobertura que abrangem não só o Brasil mas também Chile. Argentina, Uruguai e Paraguai. É um programa bastante amplo de vantagens que pode ser um diferencial na compra.
FICHA TÉCNICA - Honda NC 750X 2022 |
PREÇO | R$ 59.668 |
MOTOR | 2 cilindros, 745 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 58,6 cv a 6.750 rpm |
TORQUE | 7,03 kgf.m a 4.750 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 77,0 x 80,0 mm |
CÂMBIO | DCT automático, 6 velocidades |
COMPRIMENTO | 2.210 mm |
LARGURA | 846 mm |
ALTURA | 1.330 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.535 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 145 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 802 mm |
PESO | 207 kg |
TANQUE | 14,1 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | A disco / 320 mm |
FREIO TRASEIRO | A disco / 240 mm |
PNEU DIANTEIRO | 120/70 - 17 |
PNEU TRASEIRO | 160/60 - 17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico - 120 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Pro-Link /120 mm |
CORES | Vermelho ou branco perolizado |
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