Honda mostra scooter elétrica no Brasil (rival da Yamaha)
EM1 e: foi demonstrada na convenção para concessionários, mas venda não está confirmada
A Honda EM1 e: 2025 foi apresentada pela marca no Brasil durante a sua convenção anual com concessionários. O modelo faz parte da série global de iniciativas da fabricante japonesa rumo à eletrificação.
A scooter elétrica a Honda será vendida no Brasil? Questionada por nossa reportagem, a empresa afirmou que oficialmente não confirma a comercialização e produção desse modelo no Brasil.
"A Honda exibiu o modelo de motocicleta elétrica EM1 e: na Convenção de concessionários da marca, na última semana. O objetivo foi demonstrar a ampla gama de tecnologias avançadas desenvolvidas pela Honda, como suas motocicletas elétricas, em linha com o compromisso global da marca de atingir a neutralidade de carbono", disse a empresa ao MOTOO.
A demostração da EM1 e: no Brasil ocorreu logo após a Yamaha confirmar que vai produzir e vender a Neo´s 2025 no país, modelo que compete com a pequena scooter elétrica da Honda.
Preço da scooter elétrica Honda
O preço da Honda EM e: 2025 é de 3.199 euros na Europa, o que dá cerca de R$ 19,6 mil em conversão direta. Para o mercado brasileiro não há estimativa de valor, lembrando que o modelo ainda não está confirmado para o Brasil.
Como é a EM1 e:?
A Honda EM1 e: é projetada para trajetos urbanos e apresenta um desempenho modesto. Com uma velocidade máxima de 45 km/h, a scooter se posiciona como uma alternativa elétrica às “cinquentinhas” tradicionais.
Um dos destaques é a utilização do Honda Mobile Power Pack e:, um sistema de baterias intercambiáveis que permite ao usuário substituir rapidamente uma bateria descarregada por outra recarregada, facilitando o uso diário.
A autonomia estimada é de 41,3 km, com uma bateria, o que reforça seu uso restrito a curtas distâncias. A bateria, segundo a Honda, leva cerca de 160 minutos para recarregar entre 25% e 75%.
Recursos e equipamentos
A EM1 e: é equipada com um painel digital, que oferece informações essenciais de forma clara e prática. O modelo conta ainda com espaço sob o banco para pequenos volumes, uma entrada USB para recarga de dispositivos móveis e um bagageiro integrado.
Freios
A scooter adota o sistema de freios combinados (CBS), que distribui a frenagem entre as rodas dianteira e traseira. Na frente, a EM1 e: possui um freio a disco, enquanto na traseira utiliza um tambor, proporcionando um equilíbrio entre segurança e simplicidade de manutenção.
Futuro elétrico da Honda
A EM1 e: marcou mundialmente o início da ofensiva elétrica da Honda no mercado europeu. No exterior, a empresa acaba de revelar a CUV e:, com desempenho similar a de uma "moto 110". Até 2050, a Honda planeja oferecer produtos neutros em carbono em toda a sua linha.
MAIS DO MUNDO MOTO