Honda mostra como motores a combustão ainda podem sobreviver
Protótipo de motor V3 sobrealimentado com compressor elétrico é a aposta para dar sobrevida à gasolina
Depois de mostrar dois conceitos elétricos EV Fun Concept e EV Urban Concept no Salão de Milão, o EICMA 2024, nesta terça-feira (5), a Honda mostrou que ainda não desistiu dos motores a combustão. A aposta da montadora na sobrevida do uso da gasolina está no protótipo de um motor V3 sobrealimentado com um compressor elétrico.
Com os cilindros —dois de um lado e um de outro— dispostos a 75º o motor refrigerado a água foi projetado para ser extremamente fino e compacto. Segundo a Honda, ele apresenta o primeiro compressor elétrico do mundo para motocicletas, que é capaz de controlar a compressão do ar de admissão independentemente da rotação do motor, o que significa que o torque de alta resposta pode ser entregue mesmo em rotações mais baixas.
Além disso, diz a marca, o compressor elétrico permite um alto grau de liberdade de layout de todos os componentes no espaço limitado disponível em uma motocicleta, e uma centralização eficiente de massa. Isso ajudar a fazer motos mais compactas e mais eficientes. Ele também não requer um intercooler.
Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter
Este não é o primeiro V3 que a Honda mostra. Nos anos 1980 apresentou o NS400R de dois tempos. Agora, 40 anos depois, o desenvolvimento continuará em direção à produção em massa. A meta da Honda é permitir que os clientes experimentem “ainda mais a alegria única de pilotar e possuir uma motocicleta”.