Honda Monkey, a minimoto japonesa, ganha novidades
Modelo de proposta divertida e urbana chegou ao mercado britânico com novo motor e suspensão revisada
A Monkey é uma das motos mais curiosas vendidas no mercado global. Surgida nos anos 60 como um brinquedo de parque de diversões, a menor motocicleta da Honda não só deixou de lado a proposta de lazer para se transformar em opção de mobilidade em áreas urbanas.
Com apenas 1,71 m de comprimento e altura de 1,03 m, a Monkey chegou à linha 2022 no Reino Unido nesta semana. E trouxe novidades técnicas importantes como o motor de 124 cc e 9,4 cv adaptado à legislação Euro 5. Agora, o propulsor conta com uma nova configuração de entrada de ar e saída de gases além de um catalisador mais eficiente que também contribuem para um melhor desempenho.
O consumo da Monkey é de impressionantes 67 km/l, o que confere a ela uma autonomia teórica de 375 km. Mas a minimoto da Honda é voltada para uso de curta distância desde que foi relançada em 2018 como uma proposta mais comercial e acessível.
Veja galeria de imagens da Honda Monkey 125 2022
A Honda providenciou uma inédita caixa de transmissão de cinco velocidades que substitui a anterior, de 4 marchas. O resultado foi uma tocada de cruzeiro mais agradável graças à rotação mais baixa do motor – a Monkey pode atingir 91 km/h de velocidade máxima.
A Honda também ganhou uma suspensão traseira revisada com amortecedores duplos que apresentam molas de dois estágios.
Com peso de 104 kg, a Monkey tem uma altura de assento de 775 mm, ou 15 mm a menos que uma CG 160. Ela é 32 cm mais curta que a moto mais vendida da Honda no Brasil, o que já demonstra qual seria o impacto no trânsito brasileiro se você resolvesse utilizá-la por aqui.
O preço, no entanto, é um problema. Na Inglaterra, ela custa a partir de 3.899 libras, ou mais de R$ 27 mil numa conversão direta. Sem dúvida, é um “brinquedo” dos mais caros...