Honda Hornet de volta ao Brasil? Já vimos a 'nova lenda'
Em vídeo exclusivo do MOTOO, conheça detalhes da CB750. Moto conta com motor bicilíndrico de 92 cavalos e pacote tecnológico; saiba mais
A Honda CB750 Hornet retornou como um dos grandes lançamentos globais da marca nos últimos tempo. Depois de ficar fora de linha por alguns anos, desde quando a CB 600F se despediu, o lendário nome está de volta, mas agora em uma roupagem totalmente nova. Além de um conjunto completamente novo, o modelo mudou algo importante em sua essência: agora está equipada com motor de 2 cilindros no lugar do tradicional 4 cilindros.
Isso certamente incomodou os mais puristas, mas também é preciso sentir na prática como se comporta esta motor antes de mais anda. Eu tive a oportunidade de conferir de perto como é a nova Hornet, ainda com o modelo estático, durante o Salão de Milão 2022 (EICMA), na Itália. Confira os detalhes em vídeo exclusivo:
O pai da nova Hornet
Apesar de buscar inspiração no passado, a nova Hornet é um produto feito também para tentar conquistar uma nova geração de motociclistas. Por isso mesmo, um dos responsáveis pelo projeto é um designer de 29 anos de idade. Giovanni Dovis, um italiano da geração Y, um Millenial, era ainda criança quando a Hornet fazia muito sucesso.
Em conversa no EICMA, ele revelou que foi uma grande responsabilidade assumir o papel de "pai da nova Hornet", ao menos no que se refere ao visual. Antes de trabalhar como designer no R&D da Honda, o italiano se formou em desenho industrial no Instituto de Arte Aplicada e Design de Torino. Além de fã de motores, ele canta e toca guitarra em sua banda.
Ele também foi designer da scooter ADV 350, que expadiu recentemente a linha de scooters da Honda mundo afora. Assim, como a CB 750, o modelo ainda não é vendido no Brasil.
De volta ao Brasil?
Nos bastidores a Honda já realizou movimentos importantes para que a CB750 Hornet possa voltar ao mercado brasileiro. Além de registrar o desenho da moto como patente exclusiva, o nome Hornet também foi requisitado por aqui, ainda em 2021, antes mesmo do lançamento global, segundo apurou o MOTOO.
Isso por si só não garante, porém, que o modelo seja vendido por aqui. Oficialmente, a Honda não comenta sobre o lançamento da CB750 Hornet no Brasil, mas sabemos que a marca prepara 10 lançamentos até 2025. Assim, não seria uma surpresa de a Hornet, e também a nova Transalp estivessem nesta lista.
O que temos certeza é que a Hornet foi feita para ser um modelo global da empresa, e seria uma opção interessante dentro do portfólio da empresa no Brasil. Resta saber também se o modelo teria uma homologação sem contratempos no Brasil ao contrário do que aconteceu, por exemplo, com a Ténéré 700 que acabou esbarrando, até então, nas normas de ruídos.
Os principais destaques da nova Hornet:
- Motor bicilíndrico de 755 cc
- 92 cavalos de potência 9.500 rpm
- 75 Nm de torque a 7.250 rpm
- Chassi de tubos de aço de 16,6 kg
- Estilo streetfighter completamente novo
- 4 modos de pilotagem, freios ABS e controle de tração
Motor e desempenho
Este bicilíndrico rende 92 cavalos de potência a 9.500 rpm e torque máximo de 75 Nm a 7.250 rpm. A nova Hornet possui tanque de 15,2 litros de capacidade e consumo médio de 23 km/l, o que lhe rende autonomia estimada de 340 km.
O modelo conta então com motor do tipo Unicam de 8 válvulas, com único comando de válvulas, da Honda. De acordo com a empresa, ele foi desenvolvido para oferecer torque forte em baixas e médias rotações. Com curso curto, a Hornet Concept tem virabrequim defasado a 270°, com intervalos irregulares de ignição, a exemplo do que é visto na Africa Twin 1100. Segundo a Honda, essa característica cria uma pulsação diferenciada no motor e melhora a capacidade de tração.
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Tecnologia da CB750
A moto conta com acelerador eletrônico que possibilita a escolha de 3 modos de pilotagem padrão: Standard, Rain e Sport. Cada um deles que altera potência, freio motor e controle de tração (HSTC - Honda Selectable Torque Control), existindo 3 níveis para cada.
Além disso, há também o modo User, como uma 4ª opção, que permite ao piloto escolher nível manualmente em cada um dos parâmetros e o deixar salvo. ;O HSTC pode ser desligado e também vem com Controle de Wheelie, contra empinadas, integrado. Seu painel é de TFT de 5 polegadas com interface para o sistema Honda Smartphone Voice Control, que possibilita conectividade com sistemas Android e iOS.
O dispositivo permite o gerenciamento de chamadas de voz, mensagens, músicas e navegação mesmo com a moto em movimento. Neste caso, é necessário fone de ouvido integrado no capacete com conexão Bluetooth para parear com o painel. Ainda na lista de sistemas eletrônicos, a CB750 está equipada com o ESS (Emergency Stop Signal), com o alerta automático nas luzes traseiras em caso de desaceleração brusca.
Toda a iluminação da Hornet 2023 é de LED, e a moto também oferece uma entrada USB para recarregamento de smartphones
Chassi leve e freios poderosos
Um dos pontos de destaque da nova Honda Hornet é o inédito chassi desenvolvido para a moto. Com formato diamond e feito com tubos de aço, o quadro pesa apenas 16,6 kg, sendo mais leve que o da atual CB 650R, que tem 18,5 kg. Ele pode apresentar cores diferentes para combinar, aparecendo em vermelho, nas motos branca ou preta, e preto, na Hornet amarela ou cinza.
Sua suspensão está dentro do que se espera para uma moto com seu visual radical. Na dianteira, a nova CB750 conta com garfo invertido showa com 41 mm de diâmetro e tecnologia "Separated Function Fork Big Piston" (SFF-BP). A exemplo do que vemos em modelos como a CB 1000R, este tipo de suspensão divide as funções em cada um dos lados: de um lado está a função de amortecimento hidráulico, enquanto do outro fica a mola. Seu curso é de 130 mm.
Para a parte traseiras, o sistema de amortecimento é monochoque com pro-link, braço oscilante de aço e 150 mm de curso. Ele é ajustável, com pré-carga em 5 estágios. Com freio ABS de dois canais, a Hornet conta com poderoso conjunto de freios. Na dianteira, a moto freio a disco duplo de 296 mm, com pinças radiais de 4 pistões da Nissin, enquanto na traseira está equipada com disco de 240 mm e 1 pistão.
Com todos estes atrtibutos, o peso total da CB750 é de 190 kg (veja mais detalhes sobre as medidas da Hornet na ficha técnica no final da reportagem).
Preço da nova Hornet
Ainda não há nenhuma indicação oficial que a nova Hornet será vendida também no Brasil. Como está sendo apresentada agora na Europa, ainda deve levar algum tempo para desembarcar em nosso mercado, se a Honda decidir fazer isso. No mercado europeu, o preço da CB750 pode ter variações.
Em Espanha e Itália, sai por a partir de 7.990 euros, o que dá cerca de R$ 41,5 mil em conversão direta (cotação do dia), e sem considerar outros gastos e taxas para trazer a moto ao Brasil.
FICHA TÉCNICA - Honda CB750 Hornet 2023 |
PREÇO | A partir de 7.990 euros (Espanha e Itália) |
MOTOR | 2 cilindros, 8 válvulas, 755 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 92 cavalos (67,5 kW) a 9.500 rpm |
TORQUE | 75 Nm a 7.250 rpm |
CONSUMO | 23 km/l |
DIÂMETRO x CURSO | 87 x 63,5 mm |
CÂMBIO | 6 velocidades |
COMPRIMENTO | 2.090 mm |
LARGURA | 780 mm |
ALTURA | 1.085 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.420 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 140 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 795 mm |
PESO | 190 kg |
TANQUE | 15,2 litros |
FREIOS | ABS de dois canais |
FREIO DIANTEIRO | Duplo disco de 296 mm, 4 pistões |
FREIO TRASEIRO | Disco de 240 mm, 1 pistão |
PNEU DIANTEIRO | 120/70 ZR-17 |
PNEU TRASEIRO | 120/70 ZR-17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Showa 41 mm SFF-BP USD, 130 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Monochoque, pro-link, 150 mm de curso |
CORES | Amarelo, branco, preto e cinza |