Honda Hornet de volta ao Brasil? Já vimos a 'nova lenda'

Em vídeo exclusivo do MOTOO, conheça detalhes da CB750. Moto conta com motor bicilíndrico de 92 cavalos e pacote tecnológico; saiba mais
Honda CB750 Hornet 2024

Honda CB750 Hornet 2024 | Imagem: Rafael Miotto

A Honda CB750 Hornet retornou como um dos grandes lançamentos globais da marca nos últimos tempo. Depois de ficar fora de linha por alguns anos, desde quando a CB 600F se despediu, o lendário nome está de volta, mas agora em uma roupagem totalmente nova. Além de um conjunto completamente novo, o modelo mudou algo importante em sua essência: agora está equipada com motor de 2 cilindros no lugar do tradicional 4 cilindros.

Isso certamente incomodou os mais puristas, mas também é preciso sentir na prática como se comporta esta motor antes de mais anda. Eu tive a oportunidade de conferir de perto como é a nova Hornet, ainda com o modelo estático, durante o Salão de Milão 2022 (EICMA), na Itália. Confira os detalhes em vídeo exclusivo:

O pai da nova Hornet

Apesar de buscar inspiração no passado, a nova Hornet é um produto feito também para tentar conquistar uma nova geração de motociclistas. Por isso mesmo, um dos responsáveis pelo projeto é um designer de 29 anos de idade. Giovanni Dovis, um italiano da geração Y, um Millenial, era ainda criança quando a Hornet fazia muito sucesso. 

Em conversa no EICMA, ele revelou que foi uma grande responsabilidade assumir o papel de "pai da nova Hornet", ao menos no que se refere ao visual. Antes de trabalhar como designer no R&D da Honda, o italiano se formou em desenho industrial no Instituto de Arte Aplicada e Design de Torino. Além de fã de motores, ele canta e toca guitarra em sua banda. 

Giovanni Dovis, designer da nova Honda Hornet CB750
Giovanni Dovis, designer da nova Honda Hornet CB750
Imagem: Montagem MOTOO / Fotos: Honda

Ele também foi designer da scooter ADV 350, que expadiu recentemente a linha de scooters da Honda mundo afora. Assim, como a CB 750, o modelo ainda não é vendido no Brasil. 

De volta ao Brasil?

Nos bastidores a Honda já realizou movimentos importantes para que a CB750 Hornet possa voltar ao mercado brasileiro. Além de registrar o desenho da moto como patente exclusiva, o nome Hornet também foi requisitado por aqui, ainda em 2021, antes mesmo do lançamento global, segundo apurou o MOTOO.

Honda CB750 Hornet 2023
Honda CB750 Hornet 2023
Imagem: Rafael Miotto

Isso por si só não garante, porém, que o modelo seja vendido por aqui. Oficialmente, a Honda não comenta sobre o lançamento da CB750 Hornet no Brasil, mas sabemos que a marca prepara 10 lançamentos até 2025. Assim, não seria uma surpresa de a Hornet, e também a nova Transalp estivessem nesta lista. 

Honda CB750 Hornet 2023
Honda CB750 Hornet 2023
Imagem: Rafael Miotto

O que temos certeza é que a Hornet foi feita para ser um modelo global da empresa, e seria uma opção interessante dentro do portfólio da empresa no Brasil. Resta saber também se o modelo teria uma homologação sem contratempos no Brasil ao contrário do que aconteceu, por exemplo, com a Ténéré 700 que acabou esbarrando, até então, nas normas de ruídos. 

Os principais destaques da nova Hornet:

  • Motor bicilíndrico de 755 cc
  • 92 cavalos de potência 9.500 rpm
  • 75 Nm de torque a 7.250 rpm
  • Chassi de tubos de aço de 16,6 kg
  • Estilo streetfighter completamente novo
  • 4 modos de pilotagem, freios ABS e controle de tração
Honda CB750 Hornet 2023
Honda CB750 Hornet 2023
Imagem: Honda

 

Motor e desempenho

Este bicilíndrico rende 92 cavalos de potência a 9.500 rpm e torque máximo de 75 Nm a 7.250 rpm. A nova Hornet possui tanque de 15,2 litros de capacidade e consumo médio de 23 km/l, o que lhe rende autonomia estimada de 340 km

O modelo conta então com motor do tipo Unicam de 8 válvulas, com único comando de válvulas, da Honda. De acordo com a empresa, ele foi desenvolvido para oferecer torque forte em baixas e médias rotações. Com curso curto, a Hornet Concept tem virabrequim defasado a 270°, com intervalos irregulares de ignição, a exemplo do que é visto na Africa Twin 1100. Segundo a Honda, essa característica cria uma pulsação diferenciada no motor e melhora a capacidade de tração.

VEJA TAMBÉM:

Honda CB750 Hornet 2023
Honda CB750 Hornet 2023
Imagem: Honda

Tecnologia da CB750

A moto conta com acelerador eletrônico que possibilita a escolha de 3 modos de pilotagem padrão: Standard, Rain e Sport. Cada um deles que altera potência, freio motor e controle de tração (HSTC - Honda Selectable Torque Control), existindo 3 níveis para cada.

Além disso, há também o modo User, como uma 4ª opção, que permite ao piloto escolher nível manualmente em cada um dos parâmetros e o deixar salvo. ;O HSTC pode ser desligado e também vem com Controle de Wheelie, contra empinadas, integrado. Seu painel é de TFT de 5 polegadas com interface para o sistema Honda Smartphone Voice Control, que possibilita conectividade com sistemas Android e iOS.

Honda CB750 Hornet 2023
Honda CB750 Hornet 2023
Imagem: Honda

O dispositivo permite o gerenciamento de chamadas de voz, mensagens, músicas e navegação mesmo com a moto em movimento. Neste caso, é necessário fone de ouvido integrado no capacete com conexão Bluetooth para parear com o painel. Ainda na lista de sistemas eletrônicos, a CB750 está equipada com o ESS (Emergency Stop Signal), com o alerta automático nas luzes traseiras em caso de desaceleração brusca.  

Honda CB750 Hornet 2023
Honda CB750 Hornet 2023
Imagem: Honda

Toda a iluminação da Hornet 2023 é de LED, e a moto também oferece uma entrada USB para recarregamento de smartphones

Chassi leve e freios poderosos

Um dos pontos de destaque da nova Honda Hornet é o inédito chassi desenvolvido para a moto. Com formato diamond e feito com tubos de aço, o quadro pesa apenas 16,6 kg, sendo mais leve que o da atual CB 650R, que tem 18,5 kg. Ele pode apresentar cores diferentes para combinar, aparecendo em vermelho, nas motos branca ou preta, e preto, na Hornet amarela ou cinza.

Honda CB750 Hornet
Honda CB750 Hornet
Imagem: Intermot

Sua suspensão está dentro do que se espera para uma moto com seu visual radical. Na dianteira, a nova CB750 conta com garfo invertido showa com 41 mm de diâmetro e tecnologia "Separated Function Fork Big Piston" (SFF-BP). A exemplo do que vemos em modelos como a CB 1000R, este tipo de suspensão divide as funções em cada um dos lados: de um lado está a função de amortecimento hidráulico, enquanto do outro fica a mola. Seu curso é de 130 mm. 

Honda CB750 Hornet 2023
Honda CB750 Hornet 2023
Imagem: Honda

Para a parte traseiras, o sistema de amortecimento é monochoque com pro-link, braço oscilante de aço e 150 mm de curso. Ele é ajustável, com pré-carga em 5 estágios. Com freio ABS de dois canais, a Hornet conta com poderoso conjunto de freios. Na dianteira, a moto freio a disco duplo de 296 mm, com pinças radiais de 4 pistões da Nissin, enquanto na traseira está equipada com disco de 240 mm e 1 pistão. 

Com todos estes atrtibutos, o peso total da CB750 é de 190 kg (veja mais detalhes sobre as medidas da Hornet na ficha técnica no final da reportagem).

Honda CB750 Hornet 2023
Honda CB750 Hornet 2023
Imagem: Honda

Preço da nova Hornet

Ainda não há nenhuma indicação oficial que a nova Hornet será vendida também no Brasil. Como está sendo apresentada agora na Europa, ainda deve levar algum tempo para desembarcar em nosso mercado, se a Honda decidir fazer isso. No mercado europeu, o preço da CB750 pode ter variações.

Em Espanha e Itália, sai por a partir de 7.990 euros, o que dá cerca de R$ 41,5 mil em conversão direta (cotação do dia), e sem considerar outros gastos e taxas para trazer a moto ao Brasil.  

Honda CB750 Hornet 2023
Honda CB750 Hornet 2023
Imagem: Honda

 

FICHA TÉCNICA - Honda CB750 Hornet 2023

PREÇO  A partir de 7.990 euros (Espanha e Itália)
MOTOR 2 cilindros, 8 válvulas, 755 cc 
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA  92 cavalos (67,5 kW) a 9.500 rpm
TORQUE 75 Nm a 7.250 rpm
CONSUMO 23 km/l
DIÂMETRO x CURSO 87 x 63,5 mm
CÂMBIO 6 velocidades
COMPRIMENTO 2.090 mm
LARGURA 780 mm
ALTURA 1.085 mm
ENTRE-EIXOS 1.420 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 140 mm
ALTURA DO ASSENTO 795 mm
PESO 190 kg
TANQUE 15,2 litros
FREIOS ABS de dois canais
FREIO DIANTEIRO Duplo disco de 296 mm, 4 pistões
FREIO TRASEIRO Disco de 240 mm, 1 pistão
PNEU DIANTEIRO 120/70 ZR-17
PNEU TRASEIRO 120/70 ZR-17
SUSPENSÃO DIANTEIRA Showa 41 mm SFF-BP USD, 130 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA Monochoque, pro-link, 150 mm de curso
CORES Amarelo, branco, preto e cinza

 

 

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Honda CB750 Hornet

Honda CB750 Hornet

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos