Honda Gold Wing pode ganhar tecnologia de radares
Sensores são capazes de habilitar equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo e até alerta de ponto cego
A Gold Wing é para a Honda o que se chama na indústria de “Flagship Model”, o modelo que sempre estreia as inovações dentro de uma marca. E parece que a próxima geração da moto seguirá essa tradição. Desenhos de uma patente registrada pela fabricante japonesa revelaram que o modelo deve receber um recurso que apareceu primeiro na Ducati Multistrada V4 e na nova geração da BMW R 1250 RT: um sistema de sensores por radar.
Segundo os desenhos, o equipamento está posicionado na parte dianteira da Gold Wing, entre os faróis dianteiros e sob a carenagem. A patente foi registrada em 2018, o que pode indicar que o projeto está em fase mais avançada. Aparentemente, o projeto da Honda conta com o sensor apenas na parte dianteira, possibilitando assim que a moto tenha controle de cruzeiro adaptativo, que monitora o veículo da frente e controla freios e acelerador para manter uma distância segura
Foi a mesma estratégia adotada pela BMW no lançamento da R 1250 RT. Já a Ducati Multistrada V4, por sua vez, também leva um sensor na traseira que alerta o motociclista sobre a presença de veículos nos pontos cegos. Nos modelos destas marcas, a Bosch é quem fornece a tecnologia. Não se sabe, porém, se a Honda seguiu o mesmo caminho quanto ao fornecedor ou se desenvolveu o próprio projeto.
Independentemente da presença de um ou mais sensores ou de quem fornece a tecnologia, é provável que a próxima geração da Gold Wing deva incorporar o recurso de controle de cruzeiro adaptativo por radar, tecnologia que parece caminhar para ser uma tendência em modelos de maior cilindrada indicados para longas viagens.