Honda E-Clutch: uma tecnologia que pode mudar o jeito de trocar de marcha
Desenvolvido para motocicletas, dispositivo cria "embreagem automática" para modelos da empresa. Alavanca é mantida para trocas convencionais, caso motociclista queira usá-la
A Honda anunciou uma nova tecnologia para motocicletas chamada de E-Clutch. O dispositivo é um tipo de embreagem automática para motocicletas. De acordo com a empresa, esta solução permite ao condutor executar a pilotagem de uma moto sem necessidade de acionar a alavanca de embreagem para as trocas de marcha.
A fabricante explica que o sistema utiliza um controle eletrônico para a embreagem. É algo similar ao que vemos nos sistema de "quick shifter", continuando com o acionamento de pedal de câmbio, mas ainda não sabemos quais os detalhes técnicos deste sistema Honda. "Isso resulta em partidas suaves e trocas de marcha mais naturais do que as operações manuais de embreagem feitas pelo condutor", disse a empresa, em comunicado.
PUBLI - NH 300: moto versátil da Dafra com frete grátis e condições especiais para a compra
E a alavanca de embreagem
A tecnologia E-Clutch não retira a alavanca de embreagem da moto, disse a empresa. Ela continua lá para ser acionada, caso o motociclista deseje isso. Segundo a empresa, o dispositivo é "leve e compacto", o que possibilita a instalação em motores já existentes. A Honda afirmou que pretende inserir a tecnologia em suas motos FUN, ou seja, modelos de alta cilindrada com o passar do tempo.
Do mesmo modo que a empresa aposta em tecnologias como o DCT, o câmbio de dupla embreagem automatizado, este novo passo representa mais uma ação que busca deixar as trocas de marchas mais acessíveis nas motos.
Veja um pouco de como funciona o E-Clutch da Honda: