Honda, Dafra e Kymco: veja motos que saíram de linha em 2022
Honda SH 150 e Dafra Horizon 150 estão entre modelos que disseram adeus. Entenda motivos que levaram às despedidas
A expectativa para 2022 é de grandes lançamentos de motos no Brasil e mundo afora. Para o mercado nacional, uma lista de novidades, como a nova Triumph Tiger 1200 e Harley-Davidson Pan America, é esperada, enquanto no exterior deve ser apresentada a nova geração da Honda Hornet.
Mas enquanto algumas novas motocicletas chegam, outras estão se despedindo. É o fluxo natural do segmento, onde muitas vezes um modelos simplesmente é descontinuado mundialmente para a chegada de seu sucessor ou mesmo não está mais fazendo sentido naquele país. O MOTOO está sempre ligado nessas movimentações para informar as principais chegadas, e também as partidas.
Veja motos que saíram de linha em 2022 no Brasil
Honda SH 150
No final de 2021, o MOTOO havia mostrado como os "irmãos" SH 150 e SH 300 não tinham grande espaço no país. No início de 2022 veio o resultado do baixo desempenho: a empresa tirou ambos de linha do país. Enquanto modelos como o PCX e Elite, mais moderninhos, fazem sucesso, a proposta mais executiva dos SHs acabou ficando para trás. Segundo a Honda, essa foi uma "decisão estratégica" para atender aos clientes. Opção que estava entre o Elite e o PCX, o SH 150i possui motor de 149,3 cc, com potência máxima de 14,7 cavalos.
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Honda SH 300
No caso do SH 300i, a disputa era com modelos de maior cilindrada, como Yamaha XMax 250 e Dafra Citycom 300i. Com seu motor de 279 cc, a scooter atinge 24,9 cavalos de potência. Sua saída, no entanto, deixou um espaço vago na linha da Honda para um scooter médio. Agora, entre o ADV 150 e o X-ADV não há nenhum produto, um indício de que Forza 350 ou ADV 350 podem estar a caminho.
Dafra Horizon 150
Depois de 7 anos no país, a Dafra Horizon 150 deu adeus. Ela chegou em 2015 como uma substituta da também aposentada Kansas 150. O modelo era a opção mais acessível do mercado para quem procura um modelo custom de baixa cilindrada. Seu motor é um monocilíndrico de 149 cc, que rende 12,8 cavalos de potência a 7.000 rpm e 13,7 Nm de torque a 5.500 rpm.
De acordo com a empresa, a decisão de tirar o modelo de linha ocorreu por "dificuldades na cadeia logística". De origem chinesa com a marca Zongshen, o produto era o único da linha a não ser das parceiras SYM, de Taiwan, e TVS, da Índia. De acordo com a empresa, o foco será em concentrar a sua operação com produtos dessas parcerias.
Kymco Agility 16+ 200i ABS
Mais um a se despedir foi o Kymco Agility. A JTZ, que representa a marca de Taiwan no Brasil, não explicou o motivo da decisão, mas sinalizou que focará o segmento de baixa cilindrada com as motos da chinesa Haojue (que também representa por aqui). Apesar de descrito como uma "200", o Agility possui motor de 163 cc, que rende 12,5 cavalos a 7.500 rpm.
O modelo era o mais acessível da marca no Brasil, com preço de R$ 15.250, mas com vendas muito pequenas. Em apenas dois anos no mercado, foram emplacadas somente 220 unidades da Agility, segundo dados levantados pelo MOTOO. Neste início de 2022, a JTZ lançou a NK 150, como uma opção trail para rivalizar com Honda Bros 160 e Yamaha Crosser 150.
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