Honda CL500 dá as caras no Brasil em registro
Moto de estilo retrô da "família 500" teve seu desenho de patente publicado no país. Modelo pode ser futura rival para as Royal Enfield 650 por aqui
A Honda CL500 teve sua patente publicada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o Inpi, nesta terça-feira (21). O registro visa garantir que o modelo não tenha cópias de outras empresas no Brasil. Com estilo retrô e pegada scrambler, a motocicleta foi um dos destaques do último EICMA 2022, o Salão de Milão, como o MOTOO mostrou diretamente da Itália.
Este tipo de processo burocrático é costumeiramente realizado pelas fabricantes de motos, mas não garante necessariamente que a CL500 será vendida no Brasil. No entanto, também mostra que a Honda está de olha no modelo por aqui, dando esta atenção especial de registro de patente. Por ora, realmente não há nenhum anúncio oficial da fabricante sobre as vendas da moto por aqui.
Mais barata que as Royal Enfield
O preço da CL500 2023 já foi definido no exterior, ficando em de 5.999 libras no Reino Unido. Oferecida nas cores azul, preto, verde e laranja, o modelo ficou mais barato que as Royal Enfield 650. Por lá, a Interceptor 650 parte de 6.039 libras, ou seja, a Honda posiciona a CL500 bem próxima à rival também de estilo clássico.
Em uma conversão direta, a CL500 custa o equivalente a R$ 38.500 (cotação do dia), sem considerar outros gastos ou taxas. Em uma análise de estilo e ficha técnica, Interceptor 650, assim como a Continental GT 650, são bem diferentes da CL500, mas podem atrair o mesmo público que procura uma moto de estilo retrô. Apesar de diferença nos tamanhos dos motores, tanto Honda como Royal trabalham na faixa dos 47 cavalos com suas motos.
Informações publicadas na mídia indiana indicam que a Royal Enfield também trabalha em uma variante mais scrambler para sua linha 650.
A mais nova das 500 Honda
A CL500 é a mais nova de "família 500" da Honda, se juntando a CB500X, CB500F, CBR500R e Rebel 500, estas duas não presentes no Brasil. A mais próxima do estilo da CL é a Rebel, inclusive, com um chassi mais similar. No caso da scrambler CL, foi adotado um novo quadro de aço do tipo diamante, suspensões de maior curso e conjunto de rodas de 19 (dianteira) e 17 (traseira) polegadas.
Como manda a proposta, mas que nem sempre é seguido pelas montadoras, esta CL500 conta com o tradicional escapamento alto, indicando o uso off-road. Para a CL500, a Honda adotou uma iluminação toda de LED, mostrador LCD e 4 opções de pintura. Com ABS de série, a moto também conta com o sistema ESS, que liga os piscas traseiros em caso de frenagens de emergência. Além disso, há tomada 12V disponível.
Consumo de 27,7 km/l
A CL500 é impulsionada pelo bicilíndrico de 471 cc de cilindrada, com 8 válvulas e arrefecimento líquido, que rende 47 cavalos de potência a 8.500 rpm e 43,4 Nm de torque a 6.250 rpm (especificações da Europa). Com tanque de 12 litros e consumo médio de 27,7 km/l, o modelo possui autonomia estimada de mais de 300 km.
De acordo com a empresa, o motor passou por revisões nos mapas de injeção de combustível e recebeu novas configurações na admissão e no escape.
CL500 vendida no Brasil?
Não há nenhuma previsão da chegada da CL500 no Brasil por enquanto. Porém, com o sucesso de modelos similares vendidos pela Royal Enfield, talvez o modelo possa desembarcar no país futuramente. O registro no Inpi faz crecer esta possibilidade.
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Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.
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