Honda CG e Bros agora com freios CBS na linha 2018
Japonesa amplia oferta do sistema de freios combinados para seus modelos mais acessíveis
Melhorar a ciclística das motos e – o que é mais importante – aprimorar consideravelmente a segurança para o piloto e garupa ao rodar. A Honda apresentou nesta semana a linha 2018 para as gamas CG e Bros com uma novidade importante: todos os modelos das famílias passam a ser equipados com o sistema CBS de freios combinados. A sigla é uma referência em inglês para a tecnologia, portanto Combined Brake System, e a necessidade de equipar os modelos com a tecnologia surgiu de pesquisas onde se descobriu que a maioria dos motociclistas usam os freios de maneira errada, por isso o CBS é tão importante.
Segundo a Honda, no caso da Bros a chegada do sistema CBS representou um desafio técnico não só por causa do longo curso das suspensões como pelo centro de gravidade mais elevado do modelo, fator que é devido ao posicionamento do motor e do escapamento diferente de modelos tipo "street". Este comportamento dinâmico diverso em frenagem demandou um ajuste específico do sistema CBS para a NXR 160 Bros, levando em consideração não apenas estas características como a adequação para o uso em terrenos com baixo índice de aderência como chão de terra batida.
A fabricante japonesa acrescenta que o sistema CBS foi configurado para que, ao acionar o freio traseiro, aproximadamente 30% da capacidade de frenagem dianteira seja acionada simultaneamente, limitando o mergulho da motocicleta no momento da frenagem, favorecendo a redução de espaço de parada e mantendo a estabilidade, proporcionando assim uma maior segurança ao usuário.
Em sua versão ESDD, a Honda Bros segue equipada com freio a disco nas duas rodas, sistema que oferece uma capacidade de frenagem ainda melhor.
Na parte mecânica, a trail de entrada com capacidade on/off road recebeu aprimoramentos no garfo da suspensão traseira, que passou a contar com nova calibração oferecendo mais resistência e incremento à rigidez, beneficiando a durabilidade e estabilidade, explica a Honda.
O motor de 162,7 cm³ presente nas gamas Bros e CG segue com até 14,7 cv de potência e 1,6 kgfm de torque, ambos com etanol, sendo que única novidade na linha 2018 é a introdução de um novo sensor para a leitura de gases da combustão, com maior sensibilidade e capacidade de análise dos dados. De acordo com a Honda, ele permitiu ganhos na eficiência do propulsor e menores índices de emissões de poluentes.
Tanto a Bros quanto a gama CG também passam a contar com uma nova suspensão dianteira do tipo SFF, que mescla um sistema hidráulico e outro mecânico com molas na parte interna das bengalas.
A nova Honda NXR Bros 160 com o sistema de freios combinado (CBS) chegará às lojas por R$ 11.990 nas cores laranja, vermelha e azul. Já gama Honda CG 2018, também com o CBS de série, terá os seguintes valores:
CG 160 Start – R$ 7.990 (cores: vermelha e preta)
CG 160 Fan – R$ 8.990 (cores: branca, vermelha e preta)
CG 160 Titan – R$ 10.190 (cores: azul, vermelha e preta)