Honda celebra 4 milhões de Biz produzidas no Brasil
Motocicleta é vendida no país há mais de duas décadas como um dos seus modelos mais populares
Lançada no Brasil em 1998, a Biz acaba de atingir 4 milhões de unidades produzidas pela Honda em Manaus. O modelo é até hoje uma de suas motocicletas mais vendidas no país, somando as duas versões disponíveis, a Biz 110i e a Biz 125.
Desenvolvida pela filial brasileira com base na C-100 Dream, a Biz recriou o segmento CUB no país, graças às adaptações pensadas pela marca para agradar o consumidor brasileiro. Uma delas foi introduzir um espaço para acomodar capacete e pequenos objetos sob o assento.
Embora tivesse herdado o motor e câmbio da C-100, a Biz estreou uma nova configuração, com rodas aro 17 polegadas na frente com perfil mais estreito e rodas aro 14 polegadas atrás, com pneu mais largo. A solução beneficiou o uso nas ruas brasileiras ao oferecer melhor estabilidade direcional em meio à má qualidade do pavimento.
Numa época em que a CG dominava ainda mais as vendas, a Biz tornou-se uma alternativa atraente para clientes iniciantes, pela posição de pilotar mais confortável e a menor altura do assento em relação ao solo.
"Desde o lançamento, notamos que a Biz era um modelo que chegava para ficar, pois ela revolucionou o mercado e praticamente criou um novo segmento. Hoje, no Brasil, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB. Elas conhecem a Biz, um modelo que virou sinônimo da categoria e se notabilizou por um conjunto de atributos como design sempre moderno, versatilidade, facilidade de pilotagem e economia", explicou Alexandre Cury, diretor comercial da Honda Motos.
Opção acessível até hoje
Em 2005, a Honda decidiu introduzir o motor de 124,9 cm³, criando a Biz 125. Quatro anos depois, a versão passou a contar com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Em 2011, ela passou a ser flex, com o tanque de combustível ampliado de 4 para 5,5 litros.
Para não perder os consumidores iniciantes, a Honda lançou a Biz 100 em 2012, com visual inspirado na irmã mais potente. Em 2016, a versão foi substituída pela Biz 110i, com motor de 110 cc e injeção eletrônica.
Três anos atrás, a Biz recebeu atualizações estéticas e técnicas como a adoção dos freios CBS, painel digital, maior espaço sob o assento e tomada de 12V.
Neste ano, até maio, a Biz já acumula mais de 53 mil unidades emplacadas, só superada pela CG 160.