Honda CB 500X 2023: quais as vantagens da crossover média?
Rodamos com a renovada moto com aptidões aventureiras e motor de 50,2 cavalos. Modelo ganhou suspensão invertida e mais atributos; veja as impressões
Depois do nossa avaliação com com a Honda CB 500X 2022, mostrando “se ainda valia a pena “, nós do MOTOO rodamos com o modelo 2023 da aventureira, que recebeu avanços importantes. Veja as novidades e se vale a pena comprar ou não!
A nova CB 500X trouxe avanços interessantes, e o principal destaque está na suspensão dianteira: com a introdução do garfo invertido Showa com sistema SFF-BP, no qual cada uma das bengalas trabalha com funções independentes. Em nosso uso, o sistem mostou maior estabilidade e conforto em diversos tipos de terreno.
Ciclística
Ela foi aprimorada, com o guidão em posição mais elevada, os bancos mais macios e o conjunto das novas rodas com novo design e material mais leve, proporcionando uma pilotagem mais traquila. A balança traseira perdeu 1,0 kg, já a frente ganhou um peso como suspensão dianteira e mesa de fixação, fato este que na minha sensação também ajudou no comportamento da moto.
VEJA TAMBÉM:
- A moto de mais de meio milhão de reais do sertanejo Cristiano
- Zontes anuncia chegada oficial ao Brasil
Freios
O sistema de freios ganhou mais um disco na roda dianteira, agora tem dois de 296 mm, da Nissin, a fim de atender melhor a proposta da CB 500X. Seu funcionamento se tornou mais progressivo, enquanto ABS continua presente nas duas rodas e não poder ser desligado.
Conjunto óptico
O sistema ótico em LED vem agora com um novo farol quadripartido com 4 pontos de luz, que prometem mais eficiência em relação ao conjunto anterior. O painel com tecnologia Blackout tem boa visualização, bem completo de informações com indicador de mudança de marcha.
SIGA o Motoo nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter
Motor e potência
A parte da propulsão segue a mesma fórmula já testada: motor 2 cilindros em linha, arrefecimento a líquido com 471 cm³, que entrega 50,2 cv de potência e 4,54 kgfm de torque máximos, a 7.000 e 6.500 rpm.
Quanto ao desempenho de consumo na alta velocidade, a moto mostrou bom consumo. Na cidade, numa tocada leve sem muito trânsito, chegou a rodar 34 km com um litro; com o trânsito intenso este número caiu para 25 km/litro; portanto, garantido média final de 29,5 km/litro, um valor satisfatório para a categoria.
Acessórios
A linha 2023 oferece três tipos de acessórios: bolsa de assento traseiro e fixação pelo preço sugerido de R$ 1.150; protetor de manopla, que é uma boa opção ao off-road, por R$ 251; e tomada 12V para celular por R$ 259.
Cores e preço
A CB 500X para a Honda é considerada a porta de acesso as motos de maior cilindrada, portanto, manter as vendas da CB 500X em alta é o foco da marca. As cores oferecidas são o verde Matt Green, o tradicional vermelho Victoria Red e o prata Iron Nail Silver, interessante que cada cor revela uma identidade diferente a pode agradar diferentes públicos. O preço agora é de R$ 41.600 e subiu em R$ 5.750
FICHAS TÉCNICAS |
CB 500X 2023 |
PREÇO | R$ 41.600 |
MOTOR | DOHC, 2 cilindros, 471 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 50,2 cv a 8500 rpm |
TORQUE | 4,54 kgf.m a 7000 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 67,0 x 66,8 mm |
CÂMBIO | Manual de 6 marchas |
COMPRIMENTO | 2.156 mm |
LARGURA | 830 mm |
ALTURA | 1.446 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.443 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 193 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 834 mm |
PESO | 184 kg |
TANQUE | 17,7 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco duplo de 269 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 240 mm |
PNEU DIANTEIRO | 110/80R 19M/C (59H) |
PNEU TRASEIRO | 160/60 ZR17M/C (69H) |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Invertida de 150 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Pro-link de 135 mm |
CORES | Vermelho, prata metálico e verde fosco |
MAIS DO MUNDO MOTO