Honda CB 500X 2022: ainda vale a pena?
Com a chegada do modelo 2023 da aventureira mais equipado, a versão anterior tem interessante custo-benefício; saiba as impressões
A Honda CB 500X 2023 está chegando às lojas do Brasil agora em maio. Com interessantes avanços no chassi, a aventureira atualizada sem dúvida ficou atrativa. Mas será que o modelo 2022, mais acessível, ainda vale a pena? Pensando nisso, levamos a moto para uma avaliação no dia-dia.
Desde 2020, a aventureira conta com roda dianteira para aro 19”, o que a deixou mais preparada para enfrentar terra e pisos irregulares. Ela também conta com recuo na posição do banco, deslocando o piloto um pouco mais para trás. Durante a rodagem, a moto oferece uma ciclística bem mais agradável, deixando a frente da moto mais leve, o que acaba facilitando a pilotagem em terrenos irregulares. O motor bicilíndrico de 471cc do modelo 2022 é o mesmo que vemos na CB 500X 2023. Ele rende potência máxima de 50,4 cv e torque de 4,55 kgfm e garante boas respostas nas acelerações e nas retomadas.
VEJA TAMBÉM:
- Honda CB 500F e CB 500X evoluem no Brasil; saiba preço e o que mudou na linha 2023
- Honda tira de linha uma série de motos no Japão; veja a lista
O para-brisa da CB 500X 2020 tem aparência imponente e sofisticada, o que garante proteção contra chuva, poeira e vento. Um suporte para o GPS ou celular foi adicionado acima do painel bastante útil. Um dos destaques da moto é a posição de pilotagem e o formato do guidão, que oferece conforto e agilidade nas manobras.
O modelo possui painel blackout em LCD com diversas funções e informações, incluindo indicador de marcha, que considero bastante útil. Iluminação em LED no farol dianteiro, lanternas e piscas e o sistema de alerta de frenagem ESS (Emergency Signal Stop), que aciona automaticamente o pisca-alerta em frenagem de emergência.
A CB 500 X 2020 é uma moto que freia bem, o que garante grande sensação de segurança, reforçada pela embreagem deslizante que evita o travamento da roda traseira nas reduções bruscas. Nesse caso, temos que aguardar para ver como é o desempenho do modelo 2023 em frenagens, já que a moto conta agora com duplo disco de freio na dianteira
Outro avanço no modelo 2023 é a nova suspensão dianteira com garfo invertido da Showa de 41 mm de diâmetro do tipo SFF-BP USD, a mesma usada em CB 650R e CBR 650R. O sistema "Separated Function Fork Big Piston" separa as funções em cada um dos lados da suspensão dianteira. Isso, sem dúvida, deve deixar o modelo mais equilibrado.
Como conclusão, podemos dizer que a CB 500X 2022 ainda é uma boa moto para viajar pelo asfalto em também em um off-road leve. Ainda por um bom custo-benefício para quem quer entrar no mundo das big trail, ainda mais comparado ao valor da opção atualizada. O preço sugerido é de R$ 35.850, o que dá R$ 5.750 a menos que o modelo 2023, que custa R$ 41.600. Como a CB 500X 2023 chega às lojas a partir de maio, não sabemos até quando terão unidades da 2022 disponíveis nas lojas.
VEJA TAMBÉM:
- Shineray Worker 125 recebe novidades: entrada USB e freio a disco
- Nova Yamaha Crosser 150 2023 chama atenção em Índia e Japão
Ficha Tecnica da CB 500X 2022:
MOTOR
- Tipo: DOHC, dois cilindros 4 tempos, arrefecimento líquido
- Cilindrada: 471cc
- Potência Máxima: 50,4cv a 8.500rpm
- Torque Máximo: 4,55kgf.m a 6.500rpm
- Transmissão: 6 velocidades
- Sistema de Partida: Elétrico
- Diâmetro x Curso: 67,0 x 66,8mm
- Relação de Compressão: 10,7:1
- Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
- Combustível: Gasolina
CHASSI
- Tipo: Diamond Frame
- Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 150mm
- Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link / 135mm
- Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 310mm (ABS)
- Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 240mm (ABS)
- Pneu Dianteiro: 110/80 - 19
- Pneu Traseiro: 160/60 - 17
DIMENSÕES
- Comprimento x Largura x Altura: 2156 x 828 x 1412mm
- Distância entre eixos: 1443mm
- Distância mínima do solo: 193mm
- Altura do assento: 834mm
- Peso Seco: 183kg
- Tanque de Combustível: 17,7 litros