Honda CB 500F e CB 500X evoluem no Brasil; saiba preço e o que mudou na linha 2023
Família 500 da marca ganha em robustez com nova suspensão invertida na dianteira e freios mais poderosos
A Honda anunciou nesta quinta-feira (28) a atualização da família 500 no Brasil. Para o modelo 2023 de CB 500F e CB 500X, as principais evoluções das motos estão na parte ciclística, com a chegada de suspensão dianteira do tipo invertida e freios mais potentes.
Veja os preços:
- CB 500F 2023: R$ 39.900
- CB 500X 2023: R$ 41.600
Com disponibilidade nas lojas a partir de maio de 2022, a CB 500F tem cores vermelho, prata metálico e cinza fosco; no caso da CB 500X, as cores se repetem com exceção do cinza, que é substituído por verde fosco. Vale recordar que a outra integrante das 500, a CBR 500R, não é mais vendida no país desde 2019 quando deixou o mercado brasileiro por causa do baixo volume de vendas.
Suspensões como nas 650
Desde quando foi lançada em 2014, a família 500 da Honda nunca esteve tão equipada e robusta como agora no modelo 2023. CB 500F e CB 500X passam a contar com a suspensão invertida Showa de 41 mm de diâmetro do tipo SFF-BP USD, a mesma usada em CB 650R e CBR 650R. O sistema "Separated Function Fork Big Piston" separa as funções em cada um dos lados da suspensão dianteira.
Desse modo, de um lado está a função de amortecimento hidráulico, enquanto do outro fica a mola. Segundo a empresa, entre as vantagens do dispositivo está uma reação mais apurada às imperfeições do pavimento. Para a fixação dessa nova suspensão nas motos, a Honda precisou desenvolver um novo par de mesas para cada um dos modelos.
Freios mais poderosos
No sistema de frenagem, as 500 da Honda agora contam com um par de discos tipo Wave (com recortes) de 296 mm de diâmetro em substituição ao disco simples de 310 mm. Segunda a montadora, também há uma redução de peso nas rodas e novos cálipers de freio – de quatro pistões e fixação radial na CB 500F, de dois pistões e fixação axial na CB 500X.
Evolução na iluminação
Mantendo o conjunto óptico do tipo "full-LED", as motos receberam um aperfeiçoamento na parte de iluminação. A empresa afirma que há uma melhora na distribuição do facho de luz alta e baixo. Além disso, os modelos ganharam novos piscas dianteiros.
Motorização segue a mesma
Apesar das novidades, a motorização de CB 500F e CB 500X foi mantida no modelo 2023. O bicilíndrico de 471 cc de cilindrada rende 50,2 cavalos de potência máxima a 8.500 rpm e 4,54 kgfm de torque a 7.000 rpm.
FICHAS TÉCNICAS |
CB 500F 2023 |
CB 500X 2023 |
PREÇO | R$ 39.100 | R$ 41.600 |
MOTOR | DOHC, 2 cilindros, 471 cc | DOHC, 2 cilindros, 471 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina | Gasolina |
POTÊNCIA | 50,2 cv a 8500 rpm | 50,2 cv a 8500 rpm |
TORQUE | 4,54 kgf.m a 7000 rpm | 4,54 kgf.m a 7000 rpm |
CONSUMO | Não divulgado | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 67,0 x 66,8 mm | 67,0 x 66,8 mm |
CÂMBIO | Manual de 6 marchas | Manual de 6 marchas |
COMPRIMENTO | 2.081 mm | 2.156 mm |
LARGURA | 798 mm | 830 mm |
ALTURA | 1.056 mm | 1.446 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.409 mm | 1.443 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 157 mm | 193 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 789 mm | 834 mm |
PESO | 174 kg | 184 kg |
TANQUE | 17,1 litros | 17,7 litros |
FREIOS | ABS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco duplo de 269 mm | Disco duplo de 269 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 240 mm | Disco de 240 mm |
PNEU DIANTEIRO | 120/70 ZR17M/C (58W) | 110/80R 19M/C (59H) |
PNEU TRASEIRO | 160/60 ZR17M/C (69W) | 160/60 ZR17M/C (69H) |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Invertida de 120 mm | Invertida de 150 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Pro-link de 119 mm | Pro-link de 135 mm |
CORES | Vermelho, prata metálico e cinza fosco | Vermelho, prata metálico e verde fosco |
MAIS DO MUNDO MOTO
MOTOO mostra novidades da Honda NC 750X