Honda CB 300F Twister bate recorde de vendas
Mesmo após aumento de preço, moto city continua com alta procura. Dados obtidos pelo MOTOO mostram que mais de 4,5 mil unidades foram vendidas em maio
A Honda CB 300F Twister bateu recorde de vendas em maio mesmo com o mês ainda não finalizado. Segundo dados obtidos pelo MOTOO, o modelo superou as 4,5 mil unidades até o dia 25, o que já foi suficiente para superar março, quando 4.310 unidades da moto foram emplacadas. Com 6 dias restando para o fechamento de maio, o número final certamente será ainda superior.
O alto desempenho da rival da Yamaha Fazer FZ25 ocorre mesmo após o aumento de preço da moto em abril, quando a CB 300F ficou R$ 2.190 mais cara. Por sua vez, a FZ25 também apresenta já bateu o recorde de vendas no ano com 3.948 unidades nesta parcial do mês.
VEJA TAMBÉM:
- Harley-Davidson X440: a próxima oponente da Royal Enfield
- Honda XR 250 Tornado Patagonia: uma pequena aventureira
Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.
Como é a CB 300F?
A CB 300F está equipada com novo motor monocilíndrico flex, de 293,5 cc, que rende até 24,7 cavalos a 7.500 rpm (etanol), enquanto o torque máximo é de 2,61 kgfm a 5.500 rpm (gasolina). Este propulsor é do tipo OHC e está equipado com injeção eletrônica, além de trabalhar com câmbio de 6 marchas - veja os detalhes completos na ficha técnica no final da reportagem.
Este propulsor é derivado diretamente do anterior, da CB 250F Twister, aumentando tamanho, potência e torque. O motor da antecessora, com 249,5 cc, rendia 22,6 cavalos e 2,28 kgfm de máximas. Desse modo, a potência cresceu 9,3% enquanto o torque subiu 15,5%. Para o motor ficar maior, a Honda aumentou o diâmetro do cilindro, que passou de 71 para 77 mm, mas manteu o curso de 63 mm.
De acordo com a fabricante, isso permitiu o aperfeiçoamento do cabeçote de quatro válvulas e consequente ganho para o sistema de alimentação e exaustão do motor.
MAIS SOBRE A TWISTER:
- 5 fatos sobre a Honda CB 300F Twister
- Consórcio da Honda CB 250F Twister: como fica com a nova CB 300F?
Consumo
Em testes feitos pelo Instituto Mauá, a CB 300F Twister tem consumo médio de 39,75 km/l (gasolina) e 25,58 km/l (etanol). Isso torna a moto ainda mais econômica que a CB 250F Twister, que faz média de 35 km/l. O tanque da moto comporta 14,1 litros de combustível, ou seja, um pouco menor que o de sua antecessora, que tem 16,5 litros.
Velocidade máxima
Para a CB 300F Twister, a máxima aferida por testes do Instituto Mauá é de 139,5 km/h (gasolina) e 134,4 km/h (etanol). Saiba o que mudou em relação à CB 250F Twister. Saiba o que mudou em relação à CB 250F Twister:
Suspensões
A moto conta com suspensões convencionais na dianteira, com 130 mm de curso, no lugar do garfo invertido visto na CB 300F vendida na Índia. O diâmetro dos tubos, no entanto, agora é de 41 mm, enquanto a CB 250F apresenta os seus com 37 mm.
Na parte traseira, há suspensão Mono Shock de 120 mm, substituindo a da Twister 250, que é de 108 mm. O pneu dianteiro é de medida 110/70R 17 M/C 54H, enquanto o traseiro é 150/60R 17 M/C 66H; eles são Pirelli Diablo Rosso III, desenvolvidos para a Twister 300 e fabricados no Brasil. Seu peso seco é de 139 kg. Outra novidade é o assento, agora mais esportivo do tipo bipartido, com separação entre a parte destinada ao garupa e ao piloto.
SIGA o Motoo nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter
Freios
Os freios podem vir equipados com os sistemas CBS (Combined Brake System) ou com ABS. O primeiro, mais simples, leva parte da força de frenagem do pedal de freio traseiro também para a dianteira, com o objetivo de equilibrar a motocicleta em reduções bruscas, enquanto a ABS evita o travamento. Nas duas versões a CB Twister conta com discos de 276 mm (dianteira) e 220 mm (traseira).
Tecnologia
Para a iluminação, a motocicleta possui conjunto todo de LED, enquanto o painel é LCD Blackout. O visor possui funções como contagiro, indicador de marchas, relógio, velocímetro, dois hodômetros parciais, hodômetro totalizador, além de informações como autonomia, consumo médio e instantâneo, nível de carga da bateria e luzes alerta.
A CB 300F Twister conta com embreagem assistida e deslizante, que deixa o acionamento mais leve, além de evitar o travamento da roda traseira em reduções mais bruscas de marcha. Para o mercado brasileiro, o controle de tração, visto na Índia, não foi introduzido no pacote.
No punho esquerdo da moto, a Twister 300 conta com botão que aciona, tanto o lampejador, quanto o farol alto. Para praticidade na hora de recarregar smartphone, o modelo recebeu uma tomada USB do tipo C.
Nascida no Brasil
Apesar de ter surgido primeiro no mercado indiano, a CB 300F é um modelo desenvolvido pela Honda do Brasil, como adiantamos em reportagem exclusiva. O projeto envolveu a Honda Brasil e a Honda Global, mas acabou saindo antes na Índia, também com diferenças para o mercado local.
FICHA TÉCNICA - Honda CB 300F 2023 |
PREÇO | R$ 21.090 (CBS) e R$ 21.990 (ABS) |
MOTOR | 1 cilindro, 293,5 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Flex (gasolina ou etanol) |
POTÊNCIA ETANOL | 24,7 cavalos a 7.500 rpm |
POTÊNCIA GASOLINA | 24,5 cavalos a 7.500 rpm |
TORQUE ETANOL | 2,60 kgfm a 5.500 rpm |
TORQUE GASOLINA | 2,61 kgfm a 5.500 rpm |
CONSUMO | Não informado |
DIÂMETRO x CURSO | 77,0 x 63,0 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
COMPRIMENTO | 2.084 mm |
LARGURA | 755 mm |
ALTURA | 1.075 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.390 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 177 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 789 mm |
PESO | 139 kg (peso seco) |
TANQUE | 14,1 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 276 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 220 mm |
PNEU DIANTEIRO | 110/70R 17 M/C 54H |
PNEU TRASEIRO | 150/60R 17 M/C 66H |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico (41 mm) de 130 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Mono Shock de 120 mm |
CORES | Vermelha, preta e amarelo |