Honda CB 1000R Black Edition esbanja beleza por R$ 76.750
Naked recebeu leves atualizações no visual e mais tecnologia, mas destaque é versão "customizada de fábrica"
A Honda anunciou nesta quinta-feira (24) as novidades para a linha CB 1000R 2022. Com a chegada programada para o mês de abril nas concessionárias, a moto terá as seguintes versões, preços e cores:
- CB 1000R 2022: R$ 69.000 (vermelho metálico e prata metálico)
- CB 1000R 2022 Black Edition: R$ 76.750 (preto perolizado)
É o segundo lançamento da marca nessa semana. Antes, a empresa já havia revelado a NC 750X 2022, com a inédita opção do câmbio DCT (Dual Clutch Transmission) de trocas automáticas de marchas. Para a CB 1000R, as alterações não são tantas, mas o que mais chama a atenção é a belíssima Black Edition, com detalhes e pintura especial, classificada pela Honda como "customizada de fábrica".
Com a atualização, a CB 1000R ficou R$ 6.250 mais cara, quando comparamos com a versão standard anterior, vendida a R$ 62.750.
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O que mudou na CB 1000R?
Seguindo o estilo "Neo Sports Café", também visto na CB 650R, por exemplo, a CB 1000R recebeu essa geração atual em 2020, então o modelo ainda é bem recente. Para 2022, a ideia da Honda foi mexer no visual, com um leve "face-lift". Além disso, também vieram alguns aprimoramentos, veja as principais mudanças para a CB 1000R:
- Repaginada do visual, com novo farol, roldas e molduras do radiador.
- Introdução da versão Black Edition, com quickshifter.
- Inédito painel TFT colorido.
- Sistema de injeção eletrônica reprogramado.
- Motor com 1,4 cavalos a mais.
- Novo sistema Honda Roadsync de conectividade.
Motor atualizado
A Honda manteve o mesmo motor de quatro cilindros em linha, vindo da esportiva CBR 1000RR, de 998 cc de cilindrada. De acordo com a empresa, certas "afinações" foram realizadas na injeção eletrônica para uma entrega de potência mais progressivas e respostas melhores do acelerador. Com um novo pacote de caixa do filtro de ar, filtro de ar e os dutos de admissão, a empresa promete melhoria na entrada de ar no motor.
O resultado, segundo a Honda, é uma redução na perda de pressão e consequente alimentação mais eficaz para o motor. As alterações também levaram ao acréscimo de 1,4 cavalos na potência, passando de 141,4 CV a 10.500 rpm, no modelo 2021, para 142,8, na CB 2022, na mesma faixa de giro.
Retoques no visual
À primeira vista as alterações visuais podem passar despercebidas na nova CB 1000R, mas logo é possível ver uma melhor harmonia no conjunto. No farol dianteiro, mantendo a identidade, a Honda o inclinou mais para trás, enquanto as rodas ganharam novo desenho. No subchassi, uma nova coloração prateada busca dar novo destaque em relação aos outros componentes. As tampas da caixa de ar também foram redesenhadas, assim como as molduras do radiador, o que também ajudou na condução de ar para o motor e também uma maneira de ventilar melhor para o motociclista, disse a empresa.
Como diferenciais na Black Edition, nós podemos ver o uso do preto em quase toda a superfície. As exceções são alguns materiais em alumínio usinado, como nos raios das rodas, balança de suspensão, tampas do motor e apoios do guidão com o logotipo “CB”. Uma outra diferença em relação à CB 1000R standard é capa do banco traseiro, que transforma a CB 1000R em uma monoposto.
Na parte técnica, a CB 1000R Black Edition conta com o quickshifter, sistema que permite as trocas de marcha sem o acionamento da embreagem.
Painel TFT e Honda Roadsync
O novo painel TFT e o sistema Honda Roadsync são algumas das principais novidades da CB 1000R 2022. Agora, o visor passa a ser de 5 polegadas com tecnologia TFT (Thin-Film Transistor), que permite uma alta definição ao display. O controle das preferências do motor é feita por botões no punho esquerdo. No total, são quatro os tipos de visualização da velocidade e rotação do motor.
No painel também é possível utilizar o sistema Honda Roadsync com a tecnologia HSVCS – Honda Smartphone Voice Control System, que permite ao motociclista utilizar uma série de funcionalidades ligadas ao celular. Gestão de chamadas telefônicas, mensagens, seleção de músicas e navegação durante a pilotagem estão entre os serviços. Para utilizar é preciso ter capacete com sistema de áudio e microfone incorporado, que se conecta ao smartphone e painel de instrumentos via Bluetooth.
Assista vídeo do primeiro contato do MOTOO com a nova geração da NC 750X: