Honda ADV 160 e ADV 150: o que mudou na pequena scooter aventureira
Com motor mais potente e conjunto mais tecnológico, com controle de tração, modelo foi atualizado para o mercado asiático; veja comparações entre ADV 150 e ADV 160
A Honda ADV 160 acaba de ser lançada na Indonésia como uma evolução da pequena scooter aventureira ADV 150. Como principais novidades, o modelo ganhou motor mais potente, além de ficar mais equipado, com novo painel e até controle de tração. Há algum tempo o PCX já conta também com este novo motor em alguns mercados, mas por enquanto nada foi anunciado sobre possíveis chegadas de PCX 160 ou ADV 160 ao Brasil.
Ainda existe também uma versão 125 do PCX para Europa. O que acontece é que os motores podem variar de mercado para mercado por razões de posicionamento do modelo ou mesmo por questões de emissões de poluentes. Para a nova ADV 160, sua estreia foi para a Indonésia, um dos maiores mercados de scooter do mundo e onde o modelo é produzido.
VEJA TAMBÉM:
- Bajaj, BMW, Kawasaki e Voltz: veja lançamentos de motos para o 2º semestre
- Preço alto da elétrica Voltz EVS pode compensar com a economia de combustível; impressões
Por ora, o ADV de baixa cilindrada, por exemplo, não está disponível na Europa, onde as scooters aventureiras da marca são representadas por ADV 350 e X-ADV.
Motor mais potente
Algo que chama a atenção no ADV 160 é o novo motor. Ele mantém a refrigeração líquida vista no ADV 150, mas teve um incremento de tamanho, passando de 149,3 cc para 156,9 cc de cilindrada. Além disso, o monocilíndrico conta agora com 4 válvulas, enquanto na ADV 150, tem 2 válvulas.
Em comparação com a configuração brasileira, há um aumento de performance. A ADV 150 rende 13,2 cavalos a 8.500 rpm e 1,38 kgm a 6.500 rpm, enquanto o ADV 160, em dados na Indonésia, atinge 15,8 cavalos a 8.500 rpm e 14,98 kgfm de torque a 6.500 rpm. É o mesmo motor visto, além do PCX 160, em Vario 160 e Airblade 160, ambos vendidos no mercado asiático.
O câmbio segue o mesmo CVT automático, e há também o sistema "start-stop" (idling-stop), que desliga automaticamente a ADV em paradas para que existe economia de combustível
Controle de tração e novo painel
A identidade visual da ADV foi mantida na nova 160, mas com algumas mudanças. Existe um novo desenho na carenagem, não com extrema diferença, mas os recortes foram modificados, assim como os grafismos. Além do motor, o que chama atenção na ADV 160 foi a inserção do sistema de controle de tração, o Honda Selectable Torque Control (HSTC), visto em modelos de maior cilindrada da empresa.
O painel também evoluiu, ganhando um aspecto mais robusto com acabamentos de proteção ao redor da tela. Além de mostrar mais informações, ele foi dividido, e agora conta com uma parte secundária colocada mais próxima ao guidão com as luzes espia. Há também um novo cursor próximo ao guidão para efetuar os comandos do painel.
Sobre valores; na Indonésia, o ADV 160 parte de 36 milhões rúpias indonésias, na versão CBS, o que dá cerca de R$ 12.600 (cotação do dia), sem considerar taxas e outros custos de importação. Com ABS, o valor salta para 39,25 milhões de rúpias indonésias, algo em torno de R$ 13.800. No Brasil, o ADV 150 é vendido por R$ 20.120 somente na opção com ABS na roda dianteira.
VEJA TAMBÉM:
Mais espaço para carga
Outras novidades estão no espaço embaixo do banco e na altura do assento. Com um novo baú interno de 30 litros, a capacidade subiu em 2 litros na comparação com a ADV 150. Houve também uma redução da altura do selim, passando de 795 mm para 780 mm, uma redução de 15 mm. Em sua parte estrutural, a ADV 160 segue similar a ADV 150, com suspensão invertida na dianteira e duplo amortecedor Kayaba na traseira.
MAIS DO MUNDO MOTO