Honda 400 que marcou época nos anos 80 'parece 0km'

Clássica Honda CB400 II 1982 restaurada é oferecida por R$ 27,9 mil com 25 mil km rodados, diz anunciante
Honda CB 400 1982

Honda CB 400 1982 | Imagem: Reprodução

Considerada a primeira moto de grande porte fabricada no Brasil, a CB400 foi produzida de 1980 a 1984. Equipada com motor de 2 cilindros e câmbio de seis marchas, não demoraria muito para ela se tornar objeto de desejo dos brasileiros. Um representante não só esportivo, mas também rápido para os padrões da época: 170 km/h de velocidade final.

Mas para o final de 1981, a Honda apostou numa versão mais luxuosa como a CB 400 II que se distanciava da CB 400 basicamente pela adoção de dois discos de freio na roda dianteira, permanecendo o traseiro a tambor.

Além disso, a nova “primeira grande moto nacional” também receberia outros upgrades para favorecer na sua ciclística como guidão mais alto. Para dar um ar mais notório à novidade da Honda, também foram adotadas novas cores como o dourado que lhe conferia um ar mais sofisticado, além de pequenas mudanças estéticas.

Honda CB 400 1982
Honda CB 400 1982
Imagem: Reprodução

A essa altura, CB 400 II contava com maior índice de nacionalização de peças passando a contar com o selo de fabricação na Zona Franca de Manaus. Apesar disso, o motor continuava sem alterações, ou seja, o bicilíndrico paralelos a quatro tempos, com refrigeração a ar e dois carburadores de 32 mm, com três válvulas por cilindro, duas para admissão e uma para escapamento. Tal característica era capaz de desempenhar até 40 cv de potência a partir das 9.500 rpm e torque máximo de 3,2 kgfm a 8.000 rpm.

Honda CB 400 1982
Honda CB 400 1982
Imagem: Reprodução

Um modelo à venda através da Motodax Motorcycles, de Curitiba (PR), nos chamou atenção pelo seu estado imaculado e quilometragem baixíssima, de somente 24.900 km “originais”, segundo a loja. No anúncio feito através de sua conta do Instagram, a empresa ressalta que toda a parte estética foi restaurada em 2013.

Honda CB 400 1982
Honda CB 400 1982
Imagem: Reprodução

O resultado, sem dúvida, foi realizado com maestria, pois o brilho da linda cor vinho cuidadosamente envernizada é um colírio para os olhos até dos menos ávidos por motocicletas clássicas. Já o banco é original e está em perfeito estado, segundo o anunciante. O vendendor diz que a moto está 100% revisada, pronta para usar no dia a dia ou guardar na coleção.

Honda CB 400 1982
Honda CB 400 1982
Imagem: Reprodução

A lendária CB400 II de 1982 tem o valor de R$ 27,9 mil e é uma forte candidata daqueles que não abrem mão de ter em sua coleção um modelo esportivo e raro. 

Honda CB 400 1982
Honda CB 400 1982
Imagem: Reprodução
Por

Fernando Garcia

.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos