Harley-Davidson Fat Boy: como é andar em uma 'história sobre rodas'
Lendária custom, que já foi destaque nos cinemas, continua atraindo por seu visual e motorzão. Veja as impressões
Sempre que faço testes com motos da Harley-Davidson procuro trazer um pouco da historia. Desta vez andamos na lendária Fat Boy
Escuta, que lá vem historia…
Era o ano de 1989 e os estilistas Willie G. Davidson e Louie Netz idealizaram uma moto com um visual moderno e contemporâneo, mas seguindo o estilo clássico da Harley-Davidson. O resultado foi um modelo robusto para a época, com o pneu dianteiro gordo e coberto pelo para-lama, o guidão largo, um farol com 7” protegido por uma carcaça cromada e rodas maciças. Davidson desenhou o logotipo do tanque, que tem sido uma característica duradoura do modelo.
Quanto ao nome, leia o relato do próprio Willie G. Davidson em seu livro “100 Years of Harley-Davidson”:
”Você provavelmente está se perguntando como criamos um nome como Fat Boy, já ouvi muitas histórias sobre isso, quase todas falsas. Aqui está a verdadeira história: É difícil inventar nomes que farão sucesso nas ruas. Sempre temos que nos perguntar: Qual é o nome que a rua vai dar? e trabalhar a partir daí. Estávamos procurando algo incomum e talvez até um pouco irreverente, porque é legal zombar de seus produtos de vez em quando. Para mim e para muitos outros que a viram, a moto tinha uma aparência gorda enorme. Então o pessoal do marketing veio com o nome “Fat Boy” – e ele pegou.
Presença nas telonas
Em 1991 Fat Boy entrou na cultura popular ao aparecer no filme “Terminator 2: Judgment Day”; Arnold Schwarzenegger dirige uma Fat Boy em uma cena dramática de perseguição. O filme foi sensação global e o modelo Fat Boy tornou-se ícone da Harley-Davidson.
Agora vamos as impressões...
Motor e suspensão
Experimentei o modelo 2022 deste ícone, e o 2023 já está nas lojas, mas ambos possuem a mesma base. O motor Milwaukee Eight 114 esbanja força: são 1.868 cc e taxa de compressão de 10.5:1. O ponto alto desse V-Twin é a entrega de torque em todas as rotações, sem a necessidade de ficar trocando de marcha com tanta frequência nas acelerações, retomadas e ultrapassagens.
Esse comportamente torna a pilotagem no uso diário bastante agradável. Já nos dias mais quentes com trânsito intenso você vai sentir o calor do motor entre as pernas, o que dá um certo desconforto. Nas estrada é pura adrenalina e você vai gostar de andar sempre no limite. Mesmo com os pneus largos 240/40R18 (traseira) e 160/60R18 (dianteira), ela vai bem nas curvas de alta velocidade.
Na cidade, no piso irregular, deve se tomar certo cuidar, pois os impactos do solo chegam até o piloto e podem mudar a trajetória da moto. Além disso, o guidão mais largo deixa o corredor mais apertado. O modelo conta com monoamortecedor coil-over com pistão livre, curso de 43 mm. Os ajustes são manuais e de fácil acesso, resultado mais conforto e aprimoramento em relação ao modelo anterior.
Ergonomia e design
A posição de pilotagem é estilo custom, como esperado, com as pernas para frente apoiadas nas plataformas e assento mais para trás da moto. É muito confortável e segura na estrada, porém, na cidade demanda reforço e atenção do piloto. A embreagem não é das mais macias que obriga colocar força nos dedos e o neutro não engata com muita facilidade. Com isto, nos dias de muito trânsito, a mão esquerda fica dolorida. Descobri que quando você para e não encontra o neutro, basta dar uma leve deslocada para frente que ele entra tranquilo. Fica a dica!
O design é imponente e agrada aos olhos: os vários elementos cromados na frente da Fat Boy com o farol de LED chamam atenção. Se destacam também as rodas largas e a visão traseira estilo "hardtail", pois o amortecedor fica oculto no centro da moto, que dá para a Fat Boy um estilo único. O banco do garupa compromete e um sissy bar é necessário para maior conforto. Os modelos de engate rápido são uma boa opção, com o modelo que veio na versão que testamos.
Conclusão
A Fat Boy é uma moto com muita história e passou por muitas transformações. São 33 anos desdee 1990! Se você está buscando um moto de alta cilindrada vale fazer um teste-Ride e tirar suas próprias conclusões deixando seu parecer em nossas mídias sociais.
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Preço
Preço sugerido da Fat Boy 2023, modelo que atualmente está disponíve à vendas, é de a partir de R$ 119.100 com 4 opções de cores: Vivid Black, Bright Billiard Blue,Gray Haze/SilverFortune e Heirloom Red Fade.
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