Harley-Davidson estaria trabalhando em frenagem autônoma de emergência
Tradicional montadora dos EUA deve seguir tendência dos modelos premium e adotar nova tecnologia de monitoramento
Os sistemas de monitoramento por radar devem se popularizar ainda mais em 2021, principalmente depois de fazer aparições em modelos como as novas Ducati Multistrada V4 e BMW R 1250 RT. Nos dois modelos em questão, o radar atua no controle de cruzeiro adaptativo, mantendo a distância em relação a outros veículos na via, seja acelerando ou reduzindo a velocidade.
Agora, patentes vazadas nos EUA mostraram que até mesmo a tradicional Harley-Davidson estaria trabalhando em um sistema desse tipo. A marca efetuou um pedido de registro para um sistema de radar que vai atuar exatamente no controle de cruzeiro nos modelos Touring da fabricante de Milwaukee. Entretanto, o sistema também está conectado aos freios e vai monitorar as reações do motociclista por meio de um leitor no capacete que segue os olhos do piloto.
De acordo com a patente, o sistema observa as ações do motorista e do ambiente ao redor e, em caso de emergência, envia alertas para o piloto para a redução de velocidade. Se a ação não for suficiente para frear a moto com segurança, a eletrônica entra em ação para aplicar mais força nos freios e até evitar uma colisão. Assim, as motos da marca poderiam passar a ser equipadas não só com o controle de cruzeiro adaptativo como também com frenagem autônoma de emergência.
No caso do sistema da Ducati, há ainda um sensor na parte traseira da moto para alertar o motociclista sobre possíveis riscos fora do campo de visão. Como em um carro, atua da mesma forma que um monitor de ponto cego. Com claras vantagens de comodidade e segurança para os pilotos, tais sistemas devem chegar também nas grandes estradeiras norte-americanas.