Harley-Davidson desiste de vender acessórios pela Amazon
Como parte do novo plano estratégico da empresa, marca fará comercialização em seu próprio site oficial
Após um 2020 repleto de dificuldades, a Harley-Davidson anunciou o Hardwire, um novo plano estratégico da empresa para os próximos 5 anos. O grande foco da tática apresentada mostrou a marca tomando uma posição mais conservadora e apostando nos segmentos em que já é conhecida e nos mercados onde já está bem estabelecida, como o europeu e o norte-americano.
No entanto, algumas ações dentro do novo plano podem surpreender. Em entrevista ao site da Bloomberg, o CEO da Harley-Davidson, Jochen Zeitz, afirmou que a empresa deixará de oferecer seus acessórios oficiais em lojas online como a Amazon. De acordo com o executivo, “Nós queremos ter um negócio de comércio digital totalmente integrado com nossas concessionárias. A Amazon não era algo que realmente estava incluindo nossas lojas”.
Entre os principais pontos do Hardwire estão o foco maior em rentabilidade, concentrando-se nas linhas de produtos que geram mais lucro. Além disso, a marca fará uma expansão seletiva para os segmentos de aventureiras, como a Pan America que será revelada em breve, e de estradeiras de média cilindrada. Outras ações como melhorar a experiência do cliente, aumentar a oferta de produtos elétricos e serviços (como vestuário, por exemplo) estão no plano.
Ainda em 2020, a marca já tomou algumas ações, como tirar os modelos da linha Sportster de linha no Brasil para focar nos produtos premium. A linha Street, mais barata da Harley nos EUA, também deixou de ser oferecida por lá. Além da inédita bigtrail Pan America, projetos que não estavam ligados à tradição da montadora foram deixados de lado, como foi o caso de alguns modelos elétricos e a naked Bronx.