Harley-Davidson completa uma década de presença oficial no Brasil
Marca de motocicletas dos EUA começou operação própria no país em 2011 após período em que vendas eram realizadas por representante
A Harley-Davidson está comemorando 10 anos de operação direta no Brasil. Até 2011, as motos icônicas da marca norte-americana eram vendidas pelo grupo Izzo, mas em fevereiro daquele ano a fabricante passou a criar uma rede própria em território nacional.
A montagem das motocicletas, no entanto, já era feita por meio de CKD em Manaus desde 1998. No entanto, a disputa judicial com grupo brasileiro levou mais de uma década para ser resolvida. A partir daí, a montadora dos EUA passou a investir pesadamente no mercado brasileiro, com o lançamento do Projeto Rushmore em 2013 e a nova família de motocicletas em 2017.
A marca também celebra a introdução do pacote de segurança RDRS (Reflex Defensive Rider Systems) que passou a controlar a tração em trechos em reta e curvas a partir de 2018.
Neste ano, a Harley promete trazer ao país a inédita Pan America, sua primeira big trail, parte de uma estratégia de reestruturação iniciada pela nova administração global no ano passado.
A fabricante também passará a investir pesado na eletrificação graças à recém anunciada marca de motos elétricas LiveWire. Segundo a empresa, existem 19 concessionárias no território nacional além de três pontos de serviço autorizados nas cinco regiões do país.
Fundada em 1903 William S. Harley e os irmãos Arthur e Walter Davidson, a marca transformou-se em parte da cultura sobre duas rodas nesses mais de 118 anos.
Curiosamente, no ano em que inaugurou sua operação própria no Brasil, a Harley-Davidson realizou um grande desfile em São Paulo que ficou conhecido como “Willie G. Parade” devido à participação de Willie G. Davidson, neto de um dos cofundadores da empresa.