A companhia que já tem 500 mil assinantes para trocas rápidas de baterias
Pioneira do serviço para motos elétricas, Gogoro fornece plataforma para 10 marcas de motos em Taiwan. No Brasil, Voltz possui serviço similar, mas ainda restrito
A troca de baterias em estações é apontada como uma das soluções para resolver o problema da demora de recarga para veículos elétricos. Em Taiwan, o sistema já é bem conhecido e liderado pela Gogoro, referência global neste tipo de tecnologia para motos. A empresa anunciou recentemente que atingiu 500 mil assinantes do serviço em sua terra natal.
Não à toa, gigantes do mundo das motocicletas estão de olho neste tipo serviço com baterias intercambiáveis. Honda, Yamaha, Suzuki e Kawaski criaram uma empresa conjunta, chamada de Gachago, para desenvolver um ecossistema de troca de baterias. No Brasil, a Voltz também está implementando suas próprias estações, mas por enquanto, somente na cidade de São Paulo para entregadores do iFood que utilizam motos elétricas da empresa.
VEJA TAMBÉM:
- Royal Enfield Classic 350 pronta para chegar ao Brasil
- Yamaha FZ15 2023: todos detalhes e cores em 50 fotos
Baterias iguais
Para que este sistema funcione bem, as montadoras precisam desenvolver produtos que utilizem o mesmo tipo de bateria, como prevê o plano da Gachaco. Com a Gogoro, não é diferente. A empresa diz que fornece baterias para 10 fabricantes, que correspondem a 92% do reabastecimento elétrico em Taiwan, incluindo a própria companhia, que também fábrica motocicletas.
Desde 2015, quando iniciou o serviço, a Gogoro afirma que já foram realizadas 325 milhões de trocas de baterias. “Taiwan é um excelente exemplo de como um ecossistema aberto de troca de baterias pode permitir que governos, empresas, fabricantes de veículos e passageiros adotem o transporte elétrico sustentável", disse Horace Luke, fundador e presidente da Gogoro. Por dia, os usuários realizam cerca de 340 mil trocas de baterias na ilha, diz a empresa.
ACOMPANHE O MOTOO NAS REDES SOCIAIS
Como funciona a troca de baterias
Os usuários que fazem a assinatura do serviço Gogoro podem ir a uma das estações 2.240 estações espalhadas por Taiwan, com o total de 11 mil cabines com baterias. Com o sistema, ao invés de esperar a bateria se recarregar durante horas na tomada, basta o usuários ir a um dos pontos e fazer a troca do item por outro já recarregado. Os valores dos planos iniciam no equivalente a R$ 53 por mês, mas variam de acordo com o uso.
MAIS DO MUNDO MOTO