Gigante das motos em crise: KTM pede recuperação judicial
Com dívidas milionárias, empresa precisa de um plano de reorganização com os credores dentro de 90 dias
A austríaca KTM, uma das maiores fabricantes de motos do mundo, está em apuros financeiros e precisa de uma solução rápida para não se afundar mais em suas dívidas milionárias. Segundo a imprensa europeia, a montadora entrou com pedido de recuperação judicial e tem 90 dias para apresentar um plano de reorganização com seus credores.
O pedido de recuperação é sobre os ativos da KTM AG e suas subsidiárias KTM Components GmbH e KTM F&E GmbH. Os procedimentos dão a oportunidade de continuar a administrar os ativos sob supervisão e reorganizar o KTM Group de forma independente. Todas as outras subsidiárias da KTM AG, em particular todas as empresas de vendas, não são afetadas.
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A notícia veio depois que a KTM anunciou que vai pausar a produção em janeiro e fevereiro do ano que vem. O conselho executivo também foi reduzido de seis para duas pessoas, e houve cortes significativos de empregos nas fábricas da empresa.
Em um comunicado à imprensa, o CEO da KTM AG, Stefan Pierer, disse: “Nós inspiramos milhões de motociclistas ao redor do mundo com nossos produtos. Agora estamos fazendo uma parada para o futuro. A marca KTM é o trabalho da minha vida e eu lutarei por ela.”
Planos para o Brasil
Em abril deste ano, a KTM recebeu sinal verde para produzir motos em Manaus, no Brasil. O Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam) aprovou projeto apresentado pela empresa austríaca.
De acordo com o Codam, o projeto de implantação de uma fábrica por parte da KTM do Brasil prevê investimento de R$ 97 milhões e criação de 106 novos postos de trabalho. Com este pedido de recuperação, o futuro deste investimento se torna incerto.
Em documento ao qual a equipe do MOTOO teve acesso, o projeto de implantação mostra que a KTM do Brasil poderá produzir motos de baixa e alta cilindrada em fábrica. Isso porque a empresa obteve aprovação para modelos entre 100 e 450 cc, além de motocicletas acima de 450 cc.
Atualmente, a KTM possui com parceiro comercial no Brasil a Factory Powersports, além de manter junto com a Dafra uma linha de montagem em Manaus destinada a modelos off-road e à Duke 390.