Gigante das motos em crise: KTM pede recuperação judicial

Com dívidas milionárias, empresa precisa de um plano de reorganização com os credores dentro de 90 dias
Linha comemorativa de 30 anos da KTM Duke

Linha comemorativa de 30 anos da KTM Duke | Imagem: Divulgação

A austríaca KTM, uma das maiores fabricantes de motos do mundo, está em apuros financeiros e precisa de uma solução rápida para não se afundar mais em suas dívidas milionárias. Segundo a imprensa europeia, a montadora entrou com pedido de recuperação judicial e tem 90 dias para apresentar um plano de reorganização com seus credores.

O pedido de recuperação é sobre os ativos da KTM AG e suas subsidiárias KTM Components GmbH e KTM F&E GmbH. Os procedimentos dão a oportunidade de continuar a administrar os ativos sob supervisão e reorganizar o KTM Group de forma independente. Todas as outras subsidiárias da KTM AG, em particular todas as empresas de vendas, não são afetadas.

Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter

KTM 1390 Super Duke GT 2025
KTM 1390 Super Duke GT 2025
Imagem: KTM

A notícia veio depois que a KTM anunciou que vai pausar a produção em janeiro e fevereiro do ano que vem. O conselho executivo também foi reduzido de seis para duas pessoas, e houve cortes significativos de empregos nas fábricas da empresa.

Em um comunicado à imprensa, o CEO da KTM AG, Stefan Pierer, disse: “Nós inspiramos milhões de motociclistas ao redor do mundo com nossos produtos. Agora estamos fazendo uma parada para o futuro. A marca KTM é o trabalho da minha vida e eu lutarei por ela.”

Planos para o Brasil

Em abril deste ano, a KTM recebeu sinal verde para produzir motos em Manaus, no Brasil. O Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam) aprovou projeto apresentado pela empresa austríaca.

KTM 1390 Super Duke GT 2025
KTM 1390 Super Duke GT 2025
Imagem: KTM

De acordo com o Codam, o projeto de implantação de uma fábrica por parte da KTM do Brasil prevê investimento de R$ 97 milhões e criação de 106 novos postos de trabalho. Com este pedido de recuperação, o futuro deste investimento se torna incerto.

Em documento ao qual a equipe do MOTOO teve acesso, o projeto de implantação mostra que a KTM do Brasil poderá produzir motos de baixa e alta cilindrada em fábrica. Isso porque a empresa obteve aprovação para modelos entre 100 e 450 cc, além de motocicletas acima de 450 cc. 

Atualmente, a KTM possui com parceiro comercial no Brasil a Factory Powersports, além de manter junto com a Dafra uma linha de montagem em Manaus destinada a modelos off-road e à Duke 390.

Por

Fernando Pedroso

.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos