Forza 300: o rival do XMax 250 que a Honda não oferece no Brasil
Scooter de média cilindrada da marca rivaliza na Europa com modelos já apresentados ao nosso mercado
Enquanto o Brasil vem abrindo seus olhos para os scooters como alternativa de mobilidade, mercados mais maduros pegaram gosto por esse tipo de motocicleta, forçando montadoras a oferecerem opções com motorização maior. São os maxi-scooters que, por aqui, ainda têm pouca penetração no mercado.
Na linha da Honda nacional, PCX 150 e Elite 125 fazem o grosso do volume de vendas de scooters no Brasil. Há ainda os SH 150 e 300, além do X-ADV. Com o lançamento do Yamaha XMax 250 no ano passado, a Honda não tem um rival direto para essa novidade, pois o SH 300i tem visual mais retrô, enquanto o rival é mais moderno.
No entanto, caso a Honda queira bater de frente com Yamaha e demais marcas no segmento de scooters com mais de 250 cm³, a resposta pode estar no Forza 300, modelo que recentemente ganhou linha 2020 na Europa. Na alteração de ano modelo, a moto teve como principal mudança a introdução de uma série especial com pintura exclusiva.
No entanto, ela já traz diversos itens que a colocariam em melhor posição para atender à expansão dos maxi-scooters por aqui. Além do visual mais próximo do PCX 150, o Forza 300 tem um para-brisa regulável com 140 mm de curso. Seu ajuste é feito eletronicamente, por meio de botão no guidão.
Além de ter porta-trecos no escudo frontal, o Honda Forza 300 tem sob o assento espaço para acomodar dois capacetes fechados, assim como o Yamaha XMax 250. Para o mercado europeu, a opção da Honda lança mão de um propulsor de 279 cm³ com cerca de 20 cv de potência e câmbio automático CVT.
Por enquanto, a Honda não divulgou os preços da linha 2020 do Forza 300 europeu, mas seu valor não deve ficar muito longe do que é cobrado atualmente por rivais como o Yamaha XMax 300 europeu que, na Alemanha, custa 5.799 euros (cerca de R$ 31,7 mil na conversão direta).