Flagra: Royal Enfield Meteor 350 já está no Brasil
Promessa da marca para este ano foi vista em transporte na região de Campinas (SP). Ainda não há data para o lançamento
Em novembro do ano passado, a Royal Enfield do Brasil afirmou que traria a Meteor 350 para nosso mercado em 2021. O anúncio foi feito pouco tempo depois de a empresa lançar a moto inédita no mercado indiano. Quase ao mesmo tempo, o CEO global da Royal Enfield, afirmou que a marca tem planos para construir uma fábrica por aqui.
Enquanto a divisão brasileira da Royal ainda não confirmou a data de lançamento da Meteor 350 em nosso país, o leitor Tiago Bettani conseguiu flagrar uma unidade da moto sendo transportada sem nenhum disfarce na região de Campinas (SP), onde a marca mantém uma de suas maiores concessionárias. A imagem do flagra foi editada para preservar a identidade dos envolvidos.
Saiba mais: indianos já andaram (e aprovaram) a Royal Enfield Meteor 350
O que já sabemos sobre a Royal Enfield Meteor 350?
A nova Meteor 350 chegou ao mercado indiano em novembro de 2020. A moto é fruto de um desenvolvimento a partir do zero, que gerou um chassi e um motor inéditos na linha da Royal Enfield, apesar de manter o visual familiar da marca. Por lá, a Meteor tem três versões: Fireball, Stellar e Supernova, diferenciado-se entre si pelas opções de pintura e de acessórios como encosto para o garupa e para-brisa. Os preços, na conversão direta, ficam entre R$ 13 mil e R$ 15 mil.
Todas as versões trazem de série freios ABS e o sistema de navegação Tipper. Trata-se de uma pequena tela digital ao lado do velocímetro que projeta instruções do GPS, sendo associado a uma ligação por Bluetooth que conecta aplicativos como o Google Maps e um proprietário da Royal Enfield.
A nova Royal Enfield Meteor contará com um tanque de 15 litros, suspensão dianteira com garfo telescópico de 41 mm de diâmetro e 130 mm de curso, freios a disco nas duas rodas, suspensão traseira bi amortecida com regulagem de pré-carga, rodas de liga leve com 19 polegadas de diâmetro na frente e 17 polegadas atrás, e, respectivamente, pneus de medidas 100/90 19 e 140/70 17, ambos sem câmara.
O propulsor que equipa a novidade tem arrefecimento a ar e a óleo, sendo que os atuais 350 da marca não refrigeram o lubrificante. O novo motor terá 349 cm³ de capacidade e comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente. Ainda é monocilíndrico e fornece 20,2 cv de potência a 6.100 rpm e 2,7 kgfm de torque a 4.000 rpm. O câmbio tem cinco velocidades e a transmissão final é feita por corrente.
Ainda é cedo para determinar uma data de chegada da Meteor 350 no Brasil oficialmente, mas o flagrante da moto por aqui mostra que a Royal já está envolvida em seu lançamento. O seu posicionamento de preços ainda é um mistério, mas há a possibilidade de a novidade vir a substituir a linha de clássicas com motor de 500 cilindradas, como a Classic e a Bullet, que deixaram de ser fabricadas na Índia.