Fãs da Ténéré 700 já tem opção no Brasil (mais cara e mais potente)
Coube a Ducati dar uma resposta a quem procura uma aventureira raiz. Mas o preço beira os R$ 100 mil!
A Yamaha Ténéré 700 é uma das motos mais aguardadas no Brasil desde seu lançamento mundial em 2019. Este segmento de aventureiras é um dos que desperta mais paixões no motociclista, ainda mais quando surge uma máquina inspirada no Rally Dakar como essa. A cada ano sempre continua a expectativa da vinda dessa moto ao nosso país, mas nada ainda foi oficializado.
Nem mesmo após um chefão da marca na Europa deixar escapar que a Ténéré 700 estava no planejamento para ser produzida no Brasil, isso acabou não se concretizando por enquanto. No Festival Interlagos 2023, no entanto, surgiu uma nova moto no Brasil que pode responder às ânsias de quem deseja uma "aventureira raiz": estou falando da Ducati DesertX.
PUBLI - Bajaj Dominar 200 2023: qual o preço e onde comprar?
Antes que minha caixa de e-mail e redes sociais encham de mensagens enfurecidas, deixo claro que esses modelos não estão na mesma categoria. Obviamente, a Ténéré 700 é mais acessível, mas também menos tecnológica e potente que a DesertX, mas vejo as duas com essências parecidas, mas para diferentes bolsos.
Ambas remetem a modelos dos anos 80 e 90 que disputaram o Dakar. No caso da novíssima Ducati, a inspiração veio da Cagiva Elefant 900 de rally. O farol duplo redondo na dianteira não esconde sua referência, mas tudo foi devidamente atualizado pela fabricante italiana que, como sempre, é impecável no acabamento e no visual.
Raiz, mas tecnológica
Quem olha para a DesertX e curte off-road já pensa rapidamente de levar esta moto para a terra, mas quem pensa que se trata apenas de uma moto raiz, se engana. O pacote de tecnologia embarcada segue os padrões da Ducati, então inclui 6 modos de pilotagem, ABS de última geração, controle de tração, anti-wheelie e muito mais.
Não foi dessa vez que pude rodar com a DesertX, mas meu amigo Marcelo Barros rodou com ela no Festival Interlagos e contou pra gente todos os detalhes nas primeiras impressões, incluindo estas informações técnicas sobre tudo que a moto oferece. Seu motor é o conhecido V2 da Ducati, o mesmo da Multistrada V2, com 110 cavalos de potência. É uma grande diferença em relação à Ténéré 700, que conta com bicilíndrico, de 689 cc, que rende 74,7 cavalos de potência.
Para o preço então, há também um grande abismo. Não temos valores da Ténéré 700 no Brasil, mas certamente ficaria distante dos quase R$ 100 mil cobrados pela DesertX. Certamente, os órfãos (mais abonados) da T700 já tem uma resposta!
MAIS DO MUNDO MOTO