Fantic Caballero 500: nostalgia com 'toque apimentado'

Andamos na versão topo de linha Rally da moto de estilo clássico que sai por R$ 54.900. Com acabamento aprimorado, modelo tem empolgante motor e pilotagem divertida; leia as impressões
Fantic Caballero 500 2024

Fantic Caballero 500 2024 | Imagem: Rafael Miotto/MOTOO

A Fantic Caballero 500 Rally 2024 é uma novidade para o Brasil no mercado de motos. O lançamento em nosso mercado é fruto de uma parceria entre a icônica marca italiana e o grupo 2W Motors, conhecido por representar outras marcas como os triciclos Piaggio Ape, pneus CEAT, Husqvarna, entre outras, além de ter ser concessionário Royal Enfield -- o 1º do país. 

Com seu visual nostálgico, a linha Caballero desembarcou no país com preços partindo de R$ 49.900, em 4 versões no total. Veja a lista de preços:

  • Caballero 500 Scrambler: R$ 49.900
  • Caballero 500 Deluxe: R$ 49.900
  • Caballero 500 Flat Track: R$ 49.900
  • Caballero 500 Rally: R$ 54.900

Primeiras impressões

Como é rodar com a Fantic 500 Caballero? Tive a oportunidade de experimentar a moto de estilo clássico por alguns dias em São Paulo, mas especificamente na versão topo de linha Rally. Apesar de todas opções terem a mesma base, a Rally se destaca por ter ainda mais capacidade off-road por conta de sua suspensão mais avantajada e os pneus mais dedicados para a terra.

Vale um destaque para o quanto a Caballero chama atenção por onde passa. Desde o primeiro momento, a Fantic "rouba a cena" com seu visual nostálgico. A moto carrega o DNA clássico da marca italiana que foi criada nos anos 70. Entre os anos de história, a empresa desenvolveu uma relação próxima com a Yamaha, inclusive, comprando desta a renomada fábrica de motores Minarelli.

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Fantic Caballero 500 2024
Imagem: Rafael Miotto/MOTOO

Como o estilo retrô tão na moda, vide o sucesso da Royal Enfield, a Caballero traz este apelo, mas com mais "pimenta" na performance. A empresa também é reconhecida por sua "veia" racing, inclusive, com equipe no Mundial de Moto2. 

Bruta e raiz

Em tempos com modelos super tecnológicos e com tantos gadgets, a Caballero se destaca por sua simplicidade e também por sua tocada "apimentada". Estamos falando de uma moto equipada com motor monocilíndrico, de 449 cc, com refrigeração. A entrega é bruta com 40,1 cavalos a 6.000 rpm e 43 nm de torque a 6.000 rpm. 

O propulsor incita a acelerar, além de ter uma vibração característica, garantindo arrancadas bem contundentes. É como uma trail à moda mais antiga. Nos primeiro comandos é notado que sua inclinação nas curvas é mais abrupta do que o comum, mas logo que se pega o jeito a Caballero 500 Rally pode ser considerada um "brinquedão".

Fantic Caballero 500 2024
Fantic Caballero 500 2024
Imagem: Rafael Miotto/MOTOO

Para a rodagem na cidade a moto se mostrou mais confortável do que o esperado para um modelo rústico. A Rally está equipada com parruda suspensão dianteira com garfos invertidos, com 43 mm de diâmetro, além de monoamortecedor traseiro. Em ambos os casos, o curso é de 200 mm e os amortecedores contam com ajustes.

Adicionado isso a composição de rodas de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, a moto está bem preparada para superar o piso ruim das cidades.  

Fantic Caballero 500 2024
Fantic Caballero 500 2024
Imagem: Rafael Miotto/MOTOO

Leveza e agilidade

Algo notável na Caballero é também o seu peso de apenas 150 kg (seco, sem fluídos e combustível). O que a torna um modelo bem leve para a potência oferecida. Isso torna a pilotagem da moto muito divertida com uma facilidade de levá-la aonde deseja. Isso faz muita diferença sobretudo na pilotagem off-road. 

Seu guidão, largo, garante uma ótima pegada para controlar a moto. O modelo tem uma pegada que lembra inclusive modelos mais preparados para trilhas, inclusive, a Fantic oferece no Brasil a XEF 250 Tral Enduro, essa sim uma 100% off-road. Voltando para a Caballero, a moto vai muito bem na terra ainda mais por ter seus pneus mais "cravudos" o que a difere das irmãs.

Fantic Caballero 500 2024
Fantic Caballero 500 2024
Imagem: Rafael Miotto/MOTOO

Em contrapartida, esta não é a configuração mais vantajosa no asfalto. Para quem deseja uma melhor performance neste piso seria mais indicado optar por Scrambler, Flat Track ou Deluxe. Um ponto negativo a se mencionar é o aquecimento da moto. Em dias mais quentes, o motor e o escape, do estilo alto, acabam trazendo desconforto pela alta temperatura. 

Preço e concorrência

Apesar do estilo espartano, a Fantic exibe ótimo acabamento e ainda há espaço para o belo farol redondo de LED. Chegando ao Brasil por importação, as Fantic tem preço alta para a faixa de cilindrada, mas entregam a exclusividade que não vemos em outros modelos.

Fantic Caballero 500 2024
Fantic Caballero 500 2024
Imagem: Rafael Miotto/MOTOO

Certamente não há expectativa em ser uma rival para Triumph Scrambler 400x ou mesmo a futura Royal Enfield Himalayan 450 por seu valor mais salgado. A linha Caballero, no entanto, deve agradar quem deseja uma moto mais exclusiva e com DNA que remete a modelos de competição.

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FICHA TÉCNICA - Fantic Caballero 500 Rally 2024
PREÇO   
MOTOR 1 cilindro, OHC, 449 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Gasolina 
POTÊNCIA ETANOL 29,5 kw a 7.100 rpm
TORQUE GASOLINA 43 nm a 6.000 rpm
CONSUMO 23,8 km/l
TOP SPEED Não divulgado
DIÂMETRO x CURSO 94,5 x 64 mm
CÂMBIO 6 marchas
CHASSI Quadro de tubo central em aço CrMo
COMPRIMENTO 2.080 mm
LARGURA N/D
ALTURA 860 mm
ENTRE-EIXOS 1.435 mm
DISTÂNCIA DO SOLO N/D
ALTURA DO ASSENTO 860 mm
PESO SECO 150 kg 
TANQUE 12 litros
FREIOS ABS de dois canais
FREIO DIANTEIRO Disco de 320 mm
FREIO TRASEIRO Disco de 230 mm
PNEU DIANTEIRO 110/80 R19
PNEU TRASEIRO 140/80 R17
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo invertido (43 mm) com 200 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA Braço oscilante de alumínio, monoamortecedor de 200 mm
Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

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