Faixa azul em São Paulo: autorizada expansão em novas vias
Ministério dos Transportes liberou ampliação do sistema de faixa preferenciais para motos na cidade. Saiba em quais avenidas será implantado
A faixa azul para motos será ampliada na cidade de São Paulo. Em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (28) na Prefeitura de São Paulo, o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou documento autorizando a implantação de mais quilômetros das vias preferenciais para motocicletas em São Paulo.
Entre as novas vias que vão receber o programa estão as avenidas Sumaré, Nações Unidas, Brigadeiro Faria Lima, Jacu Pêssego, entre outras (veja todas elas mais abaixo na reportagem).
VEJA TAMBÉM:
Redução de mortes
Implantada em 2022, a faixa azul, destinada a motociclistas, foi resultado de anos de estudos. A primeira experiência foi na avenida 23 de Maio, que integra o corredor norte-sul. Após um ano da experiência, o resultado foi muito motivador: zero óbito e redução expressiva no números de sinistros.
Como consequência, a Prefeitura buscou novas regiões para implantar faixa azul, incluindo a avenida dos Bandeirantes, que também atingiu zero acidente fatal. Agora o plano é espalhar essa solução para outras avenidas e também para outros municípios, já que efetivamente reduziu acidentes e, mais importante, lesões graves e óbitos.
“Achamos fundamental estimular os municípios a tomarem iniciativas para aumentar a segurança no trânsito. Junto com a prefeitura de São Paulo, que solicitou o uso da sinalização experimental, queremos avançar na redução de sinistros e evitar mortes no trânsito”, disse
o ministro dos Transportes, Renan Filho.
É visível o crescimento da frota de motos em São Paulo desde que começou a pandemia de Covid-19. Enquanto a frota de carros aumentou 32%, a de moto cresceu 70%, resultado da grande demanda por serviços de entrega. Daí a necessidade de proteger os motociclistas e melhorar a convivência com outros veículos.
"Essa é uma experiência que São Paulo trouxe e que deu muito certo, sem registro de nenhum óbito em um ano, que demonstra a importância do projeto para a preservação da vida dos motociclistas", afirmou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
Quais as novas vias que devem receber a faixa azul em São Paulo?
• Trecho 1: Avenidas Sumaré/Avenida Paulo VI e Avenida das Nações Unidas sentido Castelo Branco, entre Rua Prof. Campos de Oliveira e a Avenida Pe. José Maria e sentido Interlagos entre a Avenida Mario Lopes Leão e rua Prof. Campos de Oliveira;
• Trecho 2: Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida Zaki Narchi e Avenida Luiz Dumont Villares;
• Trecho 3: Avenida Miguel Yunes;
• Trecho 4: Avenida Jacu Pêssego, Avenida Nova Trabalhadores, Avenida Vice-presidente José de Alencar Gomes da Silva e Avenida do Estado.
Padrão para a faixa azul
No entanto, a implantação das novas faixas exige o atendimento de uma série de condições pré-estabelecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). As larguras das faixas devem ser de, no mínimo, 1,10 metro entre eixos da sinalização horizontal para limite de velocidade de 50 km/h, e de 1,20 metro para limite de velocidade de 60 km/h.
E como as experiências positivas em São Paulo acabam chegando em outros municípios, o ministro do Transportes, Renan Filho, já sinalizou com a expansão para outras cidades do Brasil. A ideia é criar padrões para facilitar a identificação em todo o Brasil.
Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter
MAIS DO MUNDO MOTO