Factor 150 2025: Yamaha muda rival da Honda CG 160
Moto ganhou novo visual com farol de LED. Motor se adequou às regras de emissões, mas perdeu potência
A Yamaha Factor 150 2025 foi oficialmente apresentada pela empresa no Brasil. O lançamento dessa atualização chegou com o total de 8 motocicletas, entre atualizações e novidades, incluindo também NMax, XMax entre outros modelos. A rival da Honda CG 160 passou por alterações visuais, incluindo novo farol de LED, além de estar disponível em duas versões.
O preço da Factor 150 2025 ainda não foi revelado pela empresa. Prevista para chegar às lojas em janeiro próximo, o modelo urbano tem agora a opção de entrada e a topo de linha, chamada de DX.
Para saber mais sobre os lançamentos 2025 da Yamaha, assista vídeo do MOTOO:
O que mudou na Factor 150?
O modelo ganhou um novo farol em LED, além de carenagens redesenhadas ao redor do tanque e um spoiler de motor atualizado. A tampa do tanque também foi modificada, adotando o estilo aviador.
O painel digital foi renovado para um display LCD "Blackout", agora com função ECO e indicador de marchas. A versão DX se diferencia por trazer luzes de posição integradas ao farol, além de componentes como rodas, para-lamas e spoiler do motor pintados. O motor da DX também recebeu acabamento na cor preta.
Outro destaque da variante DX é a inclusão de uma porta USB (tipos A e C) e um cavalete central.
Motor perdeu potência
O motor da Factor 150 2025 segue sendo o conhecido monocilíndrico flex de 150 cc, que entrega 12 cavalos de potência a 7.250 rpm e torque de 1,3 kgfm. Houve uma pequena redução de 0,4 cavalos em comparação ao modelo anterior de 2024. Este propulsor agora atende às novas regras de emissões de poluentes do Brasil, na nova fase do Promot 5 que entra em vigor em 2025.
Freios e suspensões
O sistema de freios da Factor 150 segue inalterado, incluindo sistema UBS, que distribui a frenagem entre as rodas dianteira e traseira, mas sem a tecnologia ABS para evitar o travamento. Na dianteira há disco de 245 mm, enquanto na traseira o modelo mantém tambor de 130 mm.
Suas suspensões, também inalteradas, são compostas por garfo telescópico de 120 mm, na dianteira, e duplo amortecedor de 111 mm, na traseira. Com rodas de liga-leve de 18 polegadas, o modelo conta com pneus Michelin Pilot Street 2.
No entanto, a empresa alterou o pneu traseiro da moto, o deixando mais largo com nova medida de 100/80-18.
Peso e medidas
Com peso em ordem de marcha de 133 kg, a Factor 150 ficou 6 kg mais pesada do que o modelo anterior que tinha 127 kg. Seu tanque agora comporta 15,4 litros -- antes, eram 15,7 litros.
O modelo Yamaha tem 2.015 mm de comprimento, 750 mm de largura e 1.095 mm de altura. A distância do solo é de 170, e a distância entre-eixos de 1.325 mm. O assento, por sua vez, tem 785 mm.
Cores disponíveis
As cores disponíveis para a versão de entrada incluem Sports White (branco sólido), Red Hot (vermelho metálico) e Black Eclipse (preto sólido). Já a versão DX será oferecida nas tonalidades Matt Black (preto fosco), Racing Blue (azul metálico) e Midnight Black (preto metálico).
FICHA TÉCNICA - YAMAHA FACTOR 150 2025 |
PREÇO | Não divulgado |
MOTOR | 1 cilindro, 149 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Flex (etanol ou gasolina) |
POTÊNCIA ETANOL | 12 cavalos a 7.250 rpm |
POTÊNCIA GASOLINA | 11,8 cavalos a 7.250 rpm |
TORQUE ETANOL E GASOLINA | 1,3 kgfm a 6.000 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 57,3 mm x 57,9 mm |
CÂMBIO | 5 velocidades |
COMPRIMENTO | 2.015 mm |
LARGURA | 735 mm |
ALTURA | 1.055 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.330 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 160 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 785 mm |
PESO | 127 kg |
TANQUE | 15,7 litros |
FREIOS | UBS (combinados) |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 245 mm |
FREIO TRASEIRO | Tambor de 130 mm |
PNEU DIANTEIRO | Michelin Pilot Street 2 - 80/100-18M/C 47S |
PNEU TRASEIRO | Michelin Pilot Street 2 - 100/80-18M/C 59S |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico de 120 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Balança traseira de 111 mm |
CORES | Branco, vermelho, preto, preto fosco, azul metálico e preto metálico |