Evoluções na Bros 160 podem indicar futuro da Honda CG 2025
ABS, LED, entrada USB-C estão entre os itens aguardados. Visual também deve ser atualizado; leia coluna
A Honda CG 2025 certamente está no "forno" da marca. Após o lançamento da Bros 160 renovada, agora os olhos se voltam para a moto mais vendida do Brasil: a CG 160. Costumeiramente, os dois modelos costumam compartilhar motor e algumas tecnologias.
A diferença maior está no visual e na proposta. Enquanto a Bros tem suspensões mais longas para ser uma trail, a CG é mais urbana. Mas como será a CG 160 2025? Isso, de fato, ainda é mantido sob segredo pela marca da asa, porém, no comunicado de lançamento da Bros podemos ver uma interessante detalhe.
"A NXR Bros teve versões de 125 cc, 150 cc e, há praticamente uma década, a versão atual, equipada com o moderno motor de 160 cc. Em todas, um denominador em comum: a mecânica derivada da Honda CG", disse a fabricante.
Apesar da Bros 2025 ter aparecido antes, podemos esperar que algumas das novidades vistas nas trail venham também na CG.
Motor 160 na CG
Quando a Honda trocou seus motores 150 para 160, em 2015, a primeira a recebê-lo foi a Bros, no início daquele ano, enquanto a CG 160 surgiu meses depois. Passados quase 10 anos, o motor monocilíndrico de 162,7 cc teve que ser alterado para se adequar a novas regras de emissões e perder cerca de 0,4 cavalos.
Na Bros 2025 ele rende agora 14,3 cavalos a 8.000 rpm e 1,45 kgfm de torque a 5.500 rpm. De acordo com a Honda, quando o motor 160 surgiu há quase uma década ele já havia sido pensado para as regras futuras, por isso a nova adequação ao invés de fazer um novo motor do zero.
Mas e uma CG 190, seria possível? Ainda é cedo para bater o martelo, mas pelo que conhecemos da Honda não seria esperado ter o motor 160 apenas na Bros. Ao que parece, o motor 190 da XRE 190 terá que passar por alterações mais profundas para se adequar à nova fase do Promot 5.
Se a Honda realmente vier com uma moto urbana com motor 190 seria uma grande surpresa, mas teremos que aguardar para ver.
CG com ABS, LED e USB-C
Para o modelos 2025 da CG nossa aposta é que a Honda deve estar trabalhando em um novo visual. Visto o que aconteceu com a Bros, talvez seja a hora da empresa vir com um visual também mais agressivo para a moto, incluindo farol e lanterna de LED.
Em termos de equipamentos, o modelo pode ganhar também painel atualizado e a entrada USB-C, como na trail. Uma diferença, porém, é que a CG possui diversas versões: Start, Fan, Cargo e Titan. Assim, nem todas podem ter os itens comentados.
O ABS na roda dianteira, como vimos na Bros, pode surgir, por exemplo, apenas na Titan. Lembrando que precisamos aguardar pelos passos oficiais da montadora sobre a nova Honda CG 2025. O que acharam da análise? Deixe seu comentário.
MAIS SOBRE A NOVA BROS