Esta moto ficou 55 anos na mesma família e vale mais de R$ 240 mil
Vincent Black Shadow já foi considerada a moto mais rápida do mundo e foi arrematada em leilão nos EUA
As motos Vincent nasceram na Inglaterra e têm um vasto histórico nas pistas de corrida entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Mas passados os conflitos, a busca por melhor desempenho seguiu contínuo, mas a história conta que o ápice da marca foi a criação da Black Shadow, ou Sombra Negra em uma tradução livre para o português.
A causa do nome é porque motocicleta era sempre preta e até o motor era pintado. Apenas frisos dourados enfeitavam o tanque de gasolina, mas o que interessava mesmo era o motor de dois cilindros em V de 998 cm³ e 55 cv de potência. Tudo isso fazia a Vincent Black Shadow chegar próximo dos 200 km/h e ser considerada a moto mais rápida do mundo naquela época.

A história também conta que apenas 140 unidades foram fabricadas e uma delas foi parar nos Estados Unidos. Ela foi comprada nova em 1955 em Nashville, no estado do Tennessee, e ficou 55 anos com a mesma família.
É uma sobrevivente que se encontrava em estado razoável de conservação, mantendo o motor original e o câmbio de quatro marchas. Pneus montados em aros de 19 polegadas na frente e de 18” na traseira estavam gastos de tanto rodar e parar graças aos freios a tambor. A suspensão de garfo na dianteira e de um único amortecedor na traseira também se encontrava em bom estado.

O hodômetro marca quase 34 mil milhas (pouco menos de 55 mil km), mas a casa de leilões não garante e descreve que a primeira casa de cinco do marcador já deve ter dado ao menos uma volta completa. Nesse meio tempo é sabido que o par de carburadores foi reformado nos anos 1960. A moto ainda é acompanhada de uma carta escrita à mão pelo antigo proprietário que descreve uma retífica no motor.
O arremate da motocicleta no leilão online Bring a Trailer aconteceu na última sexta-feira (19). O lance vencedor foi no valor de 47 mil dólares, convertendo hoje, cerca de R$ 243 mil. Pela raridade, valeu o preço.

Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter