Energica Experia: a aventureira elétrica que pode rodar mais de 400 km com uma carga
Moto desenvolvida por empresa italiana pode alcançar velocidade máxima de 180 km/h e tem potência de 102 cv
A fabricante italiana Energica acaba de revelar a Experia, primeira aventureira elétrica de sua linha. Conhecida por fornecer as motos para o Mundial de MotoE, a empresa aposta no segmento das aventureiras, no qual os modelos movidos à gasolina têm feito tanto sucesso.
Um dos destaques da Experia é o seu amplo poder de locomoção com apenas uma carga, que pode chegar a 420 km em trechos urbanos. Esse longo alcance demonstra como as motos elétricas estão se desenvolvendo em autonomia, como mostramos recentemente com a espanhola Urbet Lora S, que pode ir até 360 km sem recarregamento.
VEJA TAMBÉM:
- À espera de moto elétrica Voltz há mais de um ano, cliente segue usando CG 96
- Nova CNH para motos: o que significa a categoria A1?
No caso da aventureira italiano existem diferentes alcances relacionados ao tipo de uso e percurso. A Energica divulga que o alcance na estrada é de 208 km, enquanto em uso misto vai até 256 km; a média de consumo é de 222 km.
"Nós nos concentramos nas necessidades reais dos motociclistas em todo o mundo, criando uma plataforma de engenharia de última geração", disse Giampiero Testoni, CTO da Energica.
Esse alto desempenho de durabilidade é obtido graças ao poderia da bateria da Experia, de 22,5 kWh de máximo, e 19,6 kWh de nominal, considerada a "maior capacidade de bateria enter as motos elétricas", segundo a empresa.
Motor de 101 cavalos
Apesar dos avanços, a Experia não é um modelo leve, com seus 360 kg. Sua velocidade máxima é de 180 km/h, para pico de potência de 102 cavalos e 115 Nm de torque. A Experia pode ser reservada no site da empresa, em mercados como o dos Estados Unidos e Itália, mas seu preço ainda não foi divulgado.
VEJA TAMBÉM:
- Shineray SHE S e Watts W125: as semelhanças das motos elétricas separadas no nascimento
- Conhece a Avelloz? Marca já supera Haojue e Dafra mesmo com apenas 1 modelo à venda
A Energica tem, com a chegada da Experia, 4 modelos à venda. Em 2023, perderá o posto de fornecedor para o Mundial de MotoE para a Ducati, que prepara sua primeira elétrica.
MAIS DO MUNDO MOTO