Elite 125 x Neo 125: o que cada uma traz entre os scooters de entrada?
Opções mais em conta ao transporte público, trazem comodidades não vistas nem em motocicletas convencionais
Uma das consequências da pandemia da Covid-19 é que mais brasileiros estão evitando as aglomerações do transporte público e optando pelo uso de motocicletas. Para os novatos, os scooters com câmbio automático são os mais indicados e ainda trazem comodidades como porta-trecos sob os bancos, entre outros.
Entre os scooters mais acessíveis, o Honda Elite é o campeão de vendas, tendo ocupado a segunda posição entre os modelos mais vendidos dessa categoria no acumulado de 2020. No entanto, não muito atrás, o Yamaha Neo 125 aparece como a principal alternativa ao modelo da Honda. Mas, o que cada um tem?
Preços (sem frete)
Honda Elite 125: R$ 9.101
Yamaha NEO 125 UBS: R$ 9.490
Mecânica
Honda Elite 125
Motor: monocilíndrico, OHC 2 válvulas, arrefecimento a ar
Cilindrada: 124,9 cm³
Potência: 9,3 cv
Torque: 1,05 kgfm
Alimentação: injeção eletrônica
Partida: elétrica
Câmbio: automático CVT
Tanque: 6,4 litros
Peso a seco: 104 kg
Yamaha NEO 125 UBS
Motor: monocilíndrico, OHC 2 válvulas, arrefecimento a ar
Cilindrada: 125 cm³
Potência: 9,8 cv
Torque: 1,00 kgfm
Alimentação: injeção eletrônica
Partida: elétrica
Câmbio: automático CVT
Tanque: 4,2 litros
Peso a seco: 97 kg
Suspensão
Honda Elite 125
Dianteira: garfo telescópico, 90 mm de curso
Traseira: monoamortecedor, 70 mm de curso
Pneus: 90/90 R12 (frente) / 100/90 R10 (traseira)
Yamaha NEO 125 UBS
Dianteira: garfo telescópico, 90 mm de curso
Traseira: monoamortecedor, 80 mm de curso
Pneus: 80/80 R14 (frente) / 100/90 R14 (traseira)
Equipamentos de série
Honda Elite 125: freio a disco na dianteira; sistema de freios combinados; faróis com lâmpadas de LED; painel digital; rodas de 12 polegadas na dianteira e de 10 polegadas na traseira; cavalete central; descanso lateral; gancho para sacolas. Espaço sob o banco: 18 litros.
Yamaha NEO 125 UBS: freio a disco na dianteira; sistema de freios combinados; faróis com lâmpadas de LED; rodas de 14 na dianteira e na traseira; cavalete central; descanso lateral; gancho para sacolas. Espaço sob o banco: 14 litros.
Conclusão
Na disputa entre os scooters de entrada, a briga entre Honda Elite 125 e Yamaha NEO 125 é mais acirrada do que os números sugerem. A líder do mercado tem ao seu favor o preço menor, capacidade de carga e o painel digital. Por outro lado, o rival da Yamaha responde com rodas maiores e mais seguras para buracos (apesar de sacrificar o espaço sob o banco), além de um pouco mais de potência e mais curso na suspensão traseira, o que pode ser mais apreciado por quem anda com garupa.