Ducati Multistrada V2 S 2023: como é andar na aventureira
Evolução da Multistrada 950, modelo com motor de 113 cv ficou mais leve e recebeu diversos avanços. Preço é de R$ 96.990; impressões
Chegou a hora de andar na Ducati Multistrada V2 S 2023, a evolução da Multistrada 950 S. A aventureira recebeu alterações, incluindo motor mais leve, suspensões com ajustes eletrônicos, novo pacote tecnológico, piloto automático, manoplas aquecidas, malas laterais, entre outros.
Por meio de diversas modificações feitas pela fabricante, o modelo ficou 5 kg mais leve do que sua antecessora. Aproveitamos nossa experimentação feita aqui no MOTOO para ver o que isso mudou na prática.
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Motor e potência
O tradicional som da marca Ducati se faz sentir logo ao acionarmos o botão de ligar: dá para sentir a potência e a vontade de elevar o giro. O bicilindro em V a 90°, de 937cc, possui comando desmodrômico (sistema que possui um comando para avanço e outro para o recuo das válvulas, que busca evitar a flutuação) sendo esta a última evolução do Testastretta.
São 113 cv de potência a 9.000 rpm de 9,8 kgfm 6.750 rpm, oferecendo para o piloto uma forma suave e prazerosa para o uso urbano. Ao selelcionar o modo Sport, a motocicleta se torna mais arisca.
As mudanças internas no motor reduziram o seu peso em quase 2 kg, isso por conta de novas bielas em titânio, conjunto de embreagem, câmbio com novos garfos seletores e a tampa da embreagem. Nossa sensação é de que as mudanças agradaram bastante na pilotagem. Além dos "quilinhos a menos", a ergonomia da aventureira foi alterada (veja mais sobre isso no decorrer do texto).
A Multistrada V2 S oferece respostas rápidas ao giro do acelerador, tanto nas acelerações como nas retomadas, o que dá confiança para uma tocada mais forte. Sobre os ajustes das suspensões eletrônicas, eles são feitos por meio de comando localizado na manopla esquerda.
São 4 módulos de pilotagem (Sport, Touring, Urban e Enduro), que podem também receber ajustes finos, mais macios ou mais rígidos, o que melhor se adaptar aos diferentes tipos de terrenos. Um ponto de destaque da Multistrada V2S, são os pneus Pirelli Scorpion Trail ll, rodam macios e silenciosos no asfalto e seguram bem na terra.
Design e ergonomia
No visual a Multistrada V2S mudou pouco, as novidades ficam por conta do novo grafismo que dá destaque ao nome da marca e o decalque na lateral do tanque. As malas laterais agora já saem como item de série, deixando as viagems mais práticas. As principais mudanças na ergonomia da Multistrada V2S está na altura do banco entre 830 mm até 790 mm (atendendo aos usuários de menor estatura), além de melhorar o espaço entre as pernas do piloto.
Estas reformulações deixaram a Multistrada V2S mais amigável e adaptada para o uso urbano. Com a rodas raiada aro 19” na dianteira, a moto possui leveza e agilidade nas mudanças de direção. Na estrada a pilotagem é pura diversão! O conjunto se mostrou bastante estável, com esportividade nas curvas, sem perder o conforto nas retas.
O sistema de freios é eficiente e preciso: Brembo com função ABS Cornering duplo disco dianteiro de 320 mm e único traseiro de 265 mm. A sensação é de uma entrega de equilíbrio, mesmo em frenagens mais fortes, respondendo rápido ao um leve toque.
Eletrônica completa
O pacote eletrônico da Multistrada V2 S é bem completo inclui: modos de pilotagem, o ABS cornering, as suspensões eletrônicas, controle de tração, além de todas estas informações ficarem disponíveis em uma tela de TFT de alta definição colorida com 5”, o que facilita a navegação.
Faróis de LED direcionais nas curvas, piloto automático, aquecedor de manoplas, assistente de arrancadas em aclive, para-brisa regulável, punhos retro iluminados e cavalete central, tudo incluso de série.
Conclusão
Quando fazemos nossos teste, sempre procuramos avaliar os modelos nas suas qualidades e observações que se destacam, mas desta vez a Multistrada V2S surpreendeu e comparando com o modelo anterior mudou bastante, e quanto a concorrência, vem muito mais equipada. Se você está buscando uma bigtrail recomendamos fazer um teste-ride, para suas conclusões! Disponível somente na cor vermelha com preço sugerido é de R$ 96.990 (sem incluir o frete).
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