Ducati Monster 937: vale o preço?
MOTOO experimentou a nova geração da máquina italiana, muito mais leve e agradável de pilotar. Modelo conta com motor de 111 cv; veja as impressões
A nova geração da Ducati Monster ganhou um visual mais atual e esportivo. O modelo 937 foi totalmente reformulado em relação à antiga 821, com mais leveza e potência.
Nós do MOTOO pilotamos a nova Ducati Monster, uma naked com uma pilotagem muito mais agradável e divertida para o uso urbano.
Monster mais leve
A primeira sensação logo ao subir na moto é de uma máquina mais leve e compacta. São impressionantes 18 kg a menos em comparação à geração anterior. Somente no chassi, do tipo Front Frame em alumínio, houve uma perda de 60% da massa, com 4,5 kg a menos.
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Outros elementos que ficaram mais levinhos e merecem destaque são: as rodas (1,7 kg a menos), braço oscilante (1,6 kg a menos) e o sub-quadro traseiro (1,9 kg a menos). Por sinal, este último elemento conta com a tecnologia conhecida como GFRP (Glass Fiber Reinforced Polymer, ou Polímero Reforçado de Fibra de Vidro), que segundo a empresa, deixa o item mais ainda mais leve e robusto.
Motorzão esperto
Ela vem equipada com o motor Testatretta 11°, um potente bicilíndrico de 4 válvulas por cilindro de refrigeração líquida. São 937 cc, potência de 111 cv a 9.250 rpm e torque de 9,5 kgfm a 6.500 rpm. O bicilíndrico também ficou mais leve, com redução de 2,1 kg.
Todo este conjunto oferece ao piloto aceleração, retomadas e velocidade atrativas. É um motor feito para alto desempenho! É neste alto giro que a Monster se sente inteira e passa confiança ao motociclista. Outro fator de destaque é que o motor não aquece tanto quanto ao modelo anterior e a troca de marchas ficaram bem mais suaves e precisas.
Freios
Para freiar toda está energia a Monster conta com sistema ABS para as curvas. Na dianteira, o modelo conta com disco duplo semi-flutuantes de 320 mm, pinças Brembo M4.32 ancoradas radialmente, 4 pistões monobloco, cilindro mestre radial.
Já na traseira, o modelo possui disco de 245 mm, pinça Brembo com dois pistões flutuantes. Ao pilotar você sente que pode acelerar em espaços curtos, que os freios estão bem dimensionados.
Visual e tecnologia
Sobre o estilo do design é uma naked de visual discreto, moderno e minimalista, tudo isto acompanhado de alta tecnologia. Os dois canos de descarga voltados para cima se destacam e a Monster esbanja esportividade que chama a atenção.
Os modos de pilotagem são 3 ( High Sport / Medium Touring / Low Urban) se alteram e otimizam a moto, para selecionar basta um simples toque de botão na manopla. Toda informação e tecnologia está na pequena e moderna tela TFT de 4,3” intuitiva, de fácil visualização e bem completa de informação.
Consumo
De acordo a informação da Ducati o consumo fica próximo aos 19 km/l, nós não conferimos, mas sentimos a baixa do combustível rapidamente. Mas confessamos que andamos com a mão mais forte, já que a Monster clama por alto giro, emitindo um som muito mais agradável e empolgante. O tanque tem 14 litros dá uma autonomia média próxima a 250 km.
Conclusão
A Monster é bastante conhecida e já está a algum tempo no mercado, mas esta versão atual surpreendeu. Ficou mais gostosa de pilotar, os engates estão suaves e mais precisos, o novo design que mantém o aspecto retrô e ao mesmo tempo traz linhas modernas agrada e mantém a excelente motorização.
Todo este conjunto deu um “up” na moto. O valor de R$ 86.990 é para poucos, mas oferece uma qualidade superior a muitos modelos da mesma categoria. Sem dúvida é uma moto para um piloto experiente que vai poder aproveitar de tudo que ela oferece, principalmente no quesito pilotagem.
FICHA TÉCNICA - Ducati Monster 2022 |
PREÇO | R$ 86.990 |
MOTOR | V2, refrigeração líquida, 937 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 111 cavalos a 9.250 rpm |
TORQUE | 9,5 kgfm a 6.500 rpm |
CONSUMO | 19,23 km/l *Europa |
DIÂMETRO x CURSO | 94 mm x 67.5 mm |
CÂMBIO | 6 marchas, manual |
COMPRIMENTO | 19 |
LARGURA | Não divulgado |
ALTURA | Não divulgado |
ENTRE-EIXOS | 1.474 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | Não divulgado |
ALTURA DO ASSENTO | 820 mm |
PESO | 188 kg (166 kg seco) |
TANQUE | 14 litros |
FREIOS | Cornering ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco duplo de 320 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 245 mm |
PNEU DIANTEIRO | Pirelli Diablo Rosso III 120/70 ZR17 |
PNEU TRASEIRO | Pirelli Diablo Rosso III 180/55 ZR17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | USD (invertida) 43 mm e 130 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Mono-choque com pré-carga, balança de berço duplo |
CORES | Vermelho e preto |
Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.