Ducati Diavel 1260 S: como domar a 'fera' de 158 cv
Andamos na luxuosa moto italiana de R$ 132.990. Com desempenho agressivo, modelo chama atenção pelo estilo único; veja as primeiras impressões
A Ducati sempre foi sinônimo de alta performance. Seus motores trabalham em alto giro, e a Diavel 1260 S mesmo com seu estilo que mistura naked com custom, não deixou este espírito de esportividade se perder. Em sua versão atual, disponível somente na cor "Black", o modelo custa R$ 132.990, oferecendo alta perfomance e pacote recheado de tecnologia.
Motor
Vamos começar pelo motor bicilíndrico em L de 1.262 cm³ com comando de válvulas desmodrômico variável (DVT). Ele trabalha empurrando e puxando as válvulas de volta, faz com que nas altas rotações as válvulas não “flutuem”. São 158 cv a 9.500 rpm e 12,9 kgfm a 7.500 rpm de torque. Para você ter uma ideia do que estamos falando, a faixa de corte é de 10.000 rpm.
VEJA TAMBÉM:
- Honda CB750 Hornet é lançada; veja detalhes técnicos, preço e fotos
- Moto Ducati de R$ 135 mil esgota em poucos dias no Brasil
O mais importante de tudo é a pouca vibração; suas respostas são sempre rápidas ao menor toque do acelerador. Toda essa força encontra uma máquina consideravelmente leve, levando em conta suas proporções e tamanho do motor, com 220 Kg. Isso tudo faz a Diavel uma moto empolgante.
Pilotagem
A posição de pilotagem e mais para uma custom, você fica quase que sentado na moto; a coluna bem suportada pelo shape do banco, porém, um pouco mais a frente do que em uma custom, fato que ajuda muito na agilidade em função do forte desempenho que ela oferece, principalmente nas curvas mais fechadas. O câmbio de seis marchas tem trocas precisas aproveitando ao máximo o alto torque disponível em todas elas, isto pode ser facilmente percebido, pois mesmo em sexta marcha a 1.500 rpm, ela empurra com um vigor impressionante, obrigando você ficar atento e super experto no seu controle.
ACOMPANHE O MOTOO NAS REDES SOCIAIS
Tecnologia
A alta tecnologia controla tudo, o pacote eletrônico, proporciona informação minuciosa, como aceleração, desaceleração e inclinação da moto, permitindo frenagens e acelerações mesmo com a moto inclinada. Na cidade a recomendação é o modo Urban de pilotagem, que deixa a motocicleta menos arisca e mais segura, evitando alguns sustos.
Rodando com a mão leve na cidade ela chega a fazer 19 km/l, mas se abusar empolgado pelo ronco do motor, o medidor de combustível abaixa rapidamente chegando na faixa de 6 km/l. O tanque comporta 17 litros de gasolina, portanto é bom controlar a mão para não ficar pelo caminho. O pacote eletrônico inclui ainda o controle de assistência em arrancadas, sistema keyless Hands Free, iluminação Full LED, punhos do guidão retroiluminados em vermelho, painel com display colorido, módulo Bluetooth e acesso ao aplicativo Ducati Link.
Chassis
O chassis da Diavel 1260 S é de tubos de aço que utiliza o motor como foco principal de toda a configuração, uma solução que proporciona ótima estabilidade em curvas e retas de alta velocidade. O enorme pneu Pirelli Diablo Rosso II de 240 mm gruda no chão e você sente a moto na mão, com uma grande sensação de segurança. O garfo dianteiro invertido de 48 mm é multiajustável, e a balança traseira monobraço em alumínio é equipada com um monoamortecedor. Ambos são da marca Öhlins multiajustáveis e suportam perfeitamente tudo que a Diavel S oferece.
Visual
Esteticamente não há outra motocicleta do segmento que possa ser comparada a Diavel 1260. Com acabamento refinado, design minimalista de poucos detalhes e o constraste de tons em preto brilhante e preto fosco fazem desta máquina italiana uma moto que chama a atenção. Facilmente, se torna o centro das atenções.
Freios
São dois discos de freio dianteiros de 320 mm com pinças Brembo M50 de quatro pistões e fixação radial, que garantem uma combinação perfeita entre acelerar e frear, proporcionando confiança e segurança ao piloto.
Conclusão
Posso afirmar que é uma moto para pilotos experientes e acostumados com máquinas possantes. A esportividade que se consegue na tocada da Diavel 1260 S é surpreendente, e requer perícia e conhecimento, por isto é importante saber se vocês está preparado para domar a fera.
Aqui a Ducati só oferece a 1260 S na cor preta total, o preço é de R$ 132.990
FICHA TÉCNICA |
Ducati Diavel 1260 S |
PREÇO | R$ 132.990 |
MOTOR | Testastretta DVT, 1.262 cc, 2 cilindros |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 158 cv a 9.500 rpm |
TORQUE | 12,9 kgfm a 7.500 rpm |
CONSUMO | 18,51 km/l |
DIÂMETRO x CURSO | 106 x 71,5 mm |
CÂMBIO | 6 marchas, com quick shifter |
ENTRE-EIXOS | 1.600 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 780 mm |
PESO | 244 kg |
TANQUE | 17 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | 2 discos semi-flutuantes de 320 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 265 mm |
PNEU DIANTEIRO | 120/70 ZR17 |
PNEU TRASEIRO | 240/45 ZR17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo investido ajustável Öhlins |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Monoamortecedor ajustável Öhlins |
CORES | Preto |
MAIS DO MUNDO MOTO