Ducati Desmo450 MX 2026: uma cross de 63 cv e alta tecnologia!
Primeira motocicleta de motocross da empresa ganha vida. Conheça detalhes e preço
A Ducati anunciou oficialmente a Desmo450 MX 2026, sua primeira motocicleta dedicada ao motocross. Depois de aparecer nas pistas, o modelo finalmente chegará ao mercado global em 2025.
O lançamento marca a estreia da fabricante italiana no segmento off-road profissional. O preço da Desmo450 MX 2026 é de a partir de 12.990 euros, ou seja, o que dá cerca de R$ 83 mil em conversão direta, sem considerar outros gastos.
Desenvolvida com base nas experiências adquiridas nas pistas, especialmente com a colaboração dos pilotos Tony Cairoli e Alessandro Lupino, a moto já particiou Campeonato Italiano de Motocross. A estreia nas concessionárias europeias está prevista para junho de 2025, com chegada à América do Norte em julho e posterior distribuição global.

Ainda não há informações sobre uma possível vinda Desmo450 MX também ao Brasil.
Motor desmodrômico inédito no segmento
O "coração" do modelo é o motor monocilíndrico de 449,6 cm³ com comando desmodrômico, tecnologia da Ducati em competições como MotoGP. O sistema permite, entre outras coisas, rotações mais altas, entregando até 63,5 cv a 9.400 rpm e 53,5 Nm de torque a 7.500 rpm, com corte de giro a 11.900 rpm.

De acordo com a empresa, 70% do torque fica disponível já a 4.200 rpm. Entre os diferenciais técnicos, o propulsor utiliza válvulas de titânio (admissão) e aço com hastes ocas preenchidas com sódio (escape), além de um novo sistema de arrefecimento com radiadores em formato losangular, que ampliam a área de dissipação de calor em 6,5%, disse a marca.

Quadro leve e estrutura otimizada
A Desmo450 MX adota um chassi de alumínio perimetral de apenas 8,96 kg, composto por 11 peças. O sistema de suspensão conta com componentes da Showa, com garfo invertido de 49 mm e curso de 310 mm na dianteira, além de amortecedor traseiro ajustável com 301 mm de curso. Já os freios são assinados pela Brembo, com discos Galfer de 260 mm na frente e 240 mm atrás.

O modelo estará disponível inicialmente na cor Ducati Red, equipado com tanque de 7,2 litros, rodas Takasago Excel com aros de alumínio e pneus Pirelli Scorpion MX32. Com peso de 104,8 kg (sem combustível), a Desmo450 MX posiciona-se como uma das mais leves da categoria.

Eletrônica inédita no motocross
A Ducati aplicou seu know-how de competições em pista na eletrônica da Desmo450 MX. A moto estreia o Ducati Traction Control (DTC), um sistema de controle de tração com atuação baseada em sensores inerciais e cálculo de deslizamento real da roda traseira. A atuação pode ser desativada temporariamente pelo piloto e volta a funcionar automaticamente.
Além disso, a moto vem equipada com Launch Control, controle de freio-motor (Engine Brake Control) e Quickshifter, todos ajustáveis via app X-Link, que também permite configurar dois modos de pilotagem.
