Dois brasileiros entre os melhores mecânicos Honda do mundo; saiba quem são
Representantes do país estiveram entre os 23 finalistas selecionados do total de 89 mil funcionários pelo mundo. Conheça os vencedores
Dois mecânicos brasileiros foram selecionados entre os melhores do mundo que trabalham com a Honda. Em competição realizada no Japão, os profissionais de nosso país estiveram entre os 23 representantes escolhidos do total de 89.000 funcionários de serviço da empresa.
Os representantes nacionais foram Clécio Vieira da Costa, da concessionária Poty Motos, e Olavo Antônio Dias Júnior, da STR Motos. Chamado de "Honda Global Motorcycle Contest", o evento foi realizado na cidade de Fujimino, na Província de Saitama, no Japão. A fabricante diz que pretende realizá-lo a cada 4 anos.
VEJA TAMBÉM:
- 5 motos usadas para se aventurar ao preço de Biz 125 0km
- Moto Honda considerada relíquia está à venda por quase R$ 300 mil no Brasil
Como é o concurso de mecânica Honda?
O HGMC possui três fases de testes: competição de conhecimento (mecanismo, conhecimento de manutenção), competição de item único (desmontagem/montagem, medição, ajuste) e competição de veículo real (diagnóstico/reparo/inspeção de conclusão do veículo).
São duas categorias com base na motorização das motos. Menos de 250 cc, que é considerada a "COM" de Commuter (motos para deslocamento do dia-dia) e a "FUN", acima de 250 cc, considerada neste caso alta cilindrada.
Quem são os brasileiros entre os melhores mecânicos?
Olavo Júnior representou o Brasil na categoria "FUN". Com 49 anos, ele tem 21 anos como mecânico, sendo 13 desses trabalhando com a Honda. Sua motocicleta favorita é a Honda NC 750X. Para ele o modelo é "prático, confortável e bom para viagens".
Já na categoria Commuter, o brasileiro representante foi Clécio da Costa, que tem como modelo preferido a NXR 160 Bros. Ele a considera "boa para todos terrenos e bom custo-benefício".
Com seus 35 anos, Clécio trabalha há 8 como mecânico Honda. "Desde que vi funcionários de serviço trabalhando em uma oficina perto da minha casa, quando eu tinha cerca de 14 anos, tive afinidade com o trabalho", conta.
Mas qual seria o segredo para estar entre os melhores mecânicos Honda do planeta? "Continuo estudando fora do horário de trabalho, lendo manuais de manutenção e assistindo vídeos sobre manutenção e reparos", afirmou o mecânico.
Quem foram os vencedores do concurso?
Apesar de chegarem às finais, os brasileiros não foram os vencedores entre os 23 participantes. Entre os modelos de baixa cilindrada (COM) o profissional que mais se destacou foi Masngudin, da Indonésia, enquanto quem levou na FUN foi Wu Chun-Yi, de Taiwan.
Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter
MAIS DO MUNDO MOTO