Designer transforma nova BMW R 18 em uma moto de arrancada

Primeira estradeira propriamente dita da marca alemã vira um conceito único de dragster nas mãos de Roland Sands
BMW R 18 Dragster

BMW R 18 Dragster | Imagem: Divulgação

Apresentada em abril, A BMW R 18 foi a primeira a primeira motocicleta estradeira da marca. Com o lançamento, a Motorrad, a divisão de duas rodas da fabricante, adentrou na categoria dominada por modelos da Harley-Davidson e da Indian. Assim como as rivais, a marca bávara entregou uma unidade de sua nova para ser customizada.

O escolhido foi o renomado designer americano de motocicletas Roland Sands. Ele Se incumbiu de transformar a nova R 18 em uma moto dragster, adaptada às corridas de arrancadas. Construída a partir do grande motor de dois cilindros característico da BMW, Sands diz ter buscado inspiração nos muscle cars para seu trabalho, uma vez que a alemã conta com atributos presentes nesse segmento. “Tem rebeldia, músculos, potência e esportividade”, afirmou o customizador.

BMW R 18 Dragster
BMW R 18 Dragster
Imagem: Divulgação

Saiba mais: veja todos os detalhes da BMW R 18

Entre as principais alterações estão a suspensão dianteira invertida, semi-guidões de clipe instalados em posição mais baixa, pedaleiras recuadas e um meticuloso trabalho de alongamento do chassi e da balança traseira. Nas corridas de arrancada, essa solução é bastante comum para impedir que a moto empine na saída e mande mais tração para a roda traseira.

Segundo Roland Sands, enquanto as peças originais da moto foram facilmente retiradas e retrabalhadas, “a parte eletrônica foi definitivamente a tarefa mais difícil com a qual lidamos”. Um dos motivos para tanto esforço com a eletrônica foi a adoção de um sistema de injeção de óxido nitroso junto ao combustível nos cilindros. Como o gás é oxidante, fortalece a queima do combustível exige mais cuidado para evitar que a relação ar/combustível fique tão elevada (muito ar para pouca gasolina) a ponto de ser nociva para o propulsor.

BMW R 18 Dragster
BMW R 18 Dragster
Imagem: Divulgação
Por

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos