Depois da Yamaha, até a Aprilia quer moto de três rodas
Marca italiana efetuou um pedido de patente para um scooter de três rodas de alta cilindrada, nos moldes da Niken da rival
O conceito de um scooter de média ou alta cilindrada com três rodas não é novidade. A Piaggio já faz o modelo MP3 dessa forma na Europa. A Yamaha também oferece a Niken, modelo similar com duas rodas dianteiras e mecânica emprestada da MT-09, e a Tricity 300. Agora, parece que mais uma empresa vai querer entrar nesse nicho de mercado.
No continente europeu, a Aprilia efetuou um pedido de registro de patente para um novo produto. A imagem mostra que a Aprilia Mana, naked de alta cilindrada, serviu de base para uma nova suspensão dianteira basculante. Embora não tenha sido muito popular e já ter sido descontinuada, a Mana tinha um motor de 839 cm³ já tinha transmissão automática como opção. Assim, a transição para um maxi-scooter de três rodas é mais simples.
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Enquanto o sistema de suspensão por paralelogramo parece ser similar às opções da Piaggio e da Yamaha, o modelo da Aprilia deve se diferenciar pelos amortecedores frontais. No lugar de garfos telescópicos convencionais, como é usado na Niken, a novidade deverá contar com um conjunto de amortecedor e mola em peça única, mais próxima do que é visto em carros com suspensão do tipo McPherson.
Ainda não se sabe se a Aprilia colocará o scooter de três rodas em produção ou se está apenas protegendo alguns de seus projetos de desenvolvimento. Se chegar às ruas, o modelo poderá ter algumas vantagens práticas, uma vez que o tipo de suspensão dianteira adotada permite uma amplitude maior de ajuste para os ângulos de cambagem, podendo entregar maior estabilidade