Dafra NH 300 é uma interessante 3ª via (para XRE e Lander); impressões

Com preço de R$ 23.990, trail traz motor com refrigeração líquida de 25,2 cavalos. Modelo tem estivo crossover e vai bem na estrada; assista vídeo
Dafra NH 300 2024

Dafra NH 300 2024 | Imagem: Rafael Miotto

A Dafra NH 300 2024 é uma nova moto para o segmento trail lançada em 2023 no Brasil. O modelo aparece como uma interessante 3ª via para quem procura as consagradas Honda XRE 300 e Yamaha Lander 250. Com preço de R$ 23.990, a moto traz ABS de dois canais como padrão. 

Ao olhar para NH 300 é impossível não notar a semelhança com sua irmã NH 190. Isso porque a novidade carrega praticamente a mesma base já vista, mas, ao rodar com a moto, as diferenças realmente aparecem. Para ajudar quem ficou interessado em comprar uma NH 300, vou falar aqui do desempenho, conforto e também um pouco sobre as concorrentes da moto! Veja vídeo exclusivo:

NH 300 é uma trail?

A classificação de motos é algo muitas vezes polêmico, mas necessário. Seria uma NH 300 uma trail? Eu respondo que sim. Apesar de não ter exatamente o que se esperar de uma moto tradicional dessa categoria, é o que mais se aproxima da NH. Certamente, ela não tem uma capacidade off-road tão elevada, mas também não faz feio neste terreno.

PUBLI - Shineray SHE-S: moto elétrica oferece economia (longe do posto de gasolina)

Ela vai de encontro ao que chamamos de "crossover", com aptidões para pegar terra, mas com o asfalto como seu habitat primordial. É algo parecido ao que vemos em uma CB 500X. Eu ainda não considero que seja uma categoria estabelecida, é preciso ter mais opções no mercado para que este estilo seja desmembrado das trail.

Por ora então a NH 300 compete com XRE 300 e Lander 250. Vimos chegar também recentemente ao Brasil a Royal Enfield Scram 411, que certamente atrai os olhares desse mesmo público. 

Dafra NH 300 2024
Dafra NH 300 2024
Imagem: Rafael Miotto

Chassi e suspensões 

O que faz o modelo se diferenciar de XRE e Lander é sua configuração de chassi. Ela conta com rodas raiadas de 19 polegadas (dianteira) e 17 polegadas (traseira), assim são menores do que as das rivais, que trazem a composição tradicional de 21 polegadas (dianteira) e 18 polegadas (traseira).

Além disso, as suspensões também são um meio-termo: mais longas do que em modelos street, mas não tanto quanto nas trail raiz. Os amortecedores são do tipo telescópico convencional, de 135 mm de curso (frente), e braço oscilante, monoamortecido, de 145 mm (traseira).

Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter

Dafra NH 300 2024
Dafra NH 300 2024
Imagem: Rafael Miotto

O que muda isso na prática? Minha sensação é de que a moto ganha um desempenho bem dinâmico na cidade, e também uma boa estabilidade em curvas, mas fica uma pouco mais no limite ao enfrentar pavimentos ruins ou estradinhas de terra. Não que seja uma dificuldade para a NH 300, mas certamente não é sua proposta principal. 

Ainda por esses detalhes, o modelo Dafra fica no meio do caminho entre o posicionamento de uma moto trail e uma mais urbana. O assento é confortável, com bastante espuma. 

Dafra NH 300 2024
Dafra NH 300 2024
Imagem: Rafael Miotto

Como a NH 300 se sai na estrada?

A  Dafra traz freios ABS, de dois canais de série. O sistema também é composto por freios a disco, com dimensões de 288 mm (dianteira) e 222 mm (traseira). Com peso de 154,3 kg (seco), os freios transmitira segurança nas frenagens e estão bem dimensionados. 

Certamente, uma dúvida é se a Dafra NH 300 é uma boa opção para pegar estrada?  A moto está equipada com motor monocilíndrico, de 278,3 cc, que rende 25,2 cavalos a 7.500 rpm e 2,45 kgfm a 6.000 rpm. Este propulsor tem injeção eletrônica e refrigeração líquida, um diferencial para o segmento. 

Dafra NH 300 2024
Dafra NH 300 2024
Imagem: Rafael Miotto

Isso coloca a NH 300 com um potência superior a de suas rivais. Posso dizer que o motor desenvolve muito bem e não há dificuldade de manter 120 km/h em velocidade de cruzeiro. 

Conclusão

A NH 300 é um produto de qualidade que segue a tradição dos modelos da SYM, de Taiwan, como a Citycom 300 e a Next 300 (essa não mais vendida por aqui), assim como a sua irmã menor NH 190. O pacote ainda conta com iluminação toda de LED, enquanto o painel é 100% digital. Este visor garante boa visualização, mas seu visual não transmite muita modernidade

Dafra NH 300 2024
Dafra NH 300 2024
Imagem: Rafael Miotto

Há também uma entrada USB para recarregamento de smartphones, algo muito prático e necessário para motos hoje em dia. Suas opções de cores são preto fosco e a laranja, inclusive, com estes grafismos foram desenvolvidos exclusivamente para o mercado brasileiro em parceria com a SYM.

Dafra NH 300 2024
Dafra NH 300 2024
Imagem: Rafael Miotto

O modelo oferece uma opção para quem deseja sair de motos Honda e Yamaha, e ainda com uma proposta diferenciada. Seu preço também está de acordo com a realidade do mercado. A sensação é que a NH 300 poderia ter desembarcado antes no Brasil!

Dafra NH 300 2024
Dafra NH 300 2024
Imagem: Rafael Miotto

FICHA TÉCNICA - DAFRA NH 300 2024

PREÇO  R$ 23.990
MOTOR 1 cilindro, 278,3 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
REFRIGERAÇÃO Líquida
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA 25,2 cavalos a 7.500 rpm
TORQUE 2,45 kgfm a 6.000 rpm
CONSUMO Não divulgado
DIÂMETRO x CURSO Não divulgado
CÂMBIO 6 marchas
COMPRIMENTO 2.068 mm
LARGURA 900 mm
ALTURA 1.357 mm
ENTRE-EIXOS 1.405 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 180 mm
ALTURA DO ASSENTO Não divulgado
PESO 154,3 kg (*seco)
TANQUE 11 litros
FREIOS ABS (de dois canais)
FREIO DIANTEIRO Disco de 288 mm
FREIO TRASEIRO Disco de 222 mm
PNEU DIANTEIRO 100/90-19”
PNEU TRASEIRO 130/80-17”
SUSPENSÃO DIANTEIRA Telescópica - 135 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA Braço oscilante, monoamortecida - 145 mm
CORES Preto fosco e laranja
 

Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.

Tudo sobre a Dafra NH 300

Dafra NH 300

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos