Dafra NH 300 é uma interessante 3ª via (para XRE e Lander); impressões
Com preço de R$ 23.990, trail traz motor com refrigeração líquida de 25,2 cavalos. Modelo tem estivo crossover e vai bem na estrada; assista vídeo
A Dafra NH 300 2024 é uma nova moto para o segmento trail lançada em 2023 no Brasil. O modelo aparece como uma interessante 3ª via para quem procura as consagradas Honda XRE 300 e Yamaha Lander 250. Com preço de R$ 23.990, a moto traz ABS de dois canais como padrão.
Ao olhar para NH 300 é impossível não notar a semelhança com sua irmã NH 190. Isso porque a novidade carrega praticamente a mesma base já vista, mas, ao rodar com a moto, as diferenças realmente aparecem. Para ajudar quem ficou interessado em comprar uma NH 300, vou falar aqui do desempenho, conforto e também um pouco sobre as concorrentes da moto! Veja vídeo exclusivo:
NH 300 é uma trail?
A classificação de motos é algo muitas vezes polêmico, mas necessário. Seria uma NH 300 uma trail? Eu respondo que sim. Apesar de não ter exatamente o que se esperar de uma moto tradicional dessa categoria, é o que mais se aproxima da NH. Certamente, ela não tem uma capacidade off-road tão elevada, mas também não faz feio neste terreno.
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Ela vai de encontro ao que chamamos de "crossover", com aptidões para pegar terra, mas com o asfalto como seu habitat primordial. É algo parecido ao que vemos em uma CB 500X. Eu ainda não considero que seja uma categoria estabelecida, é preciso ter mais opções no mercado para que este estilo seja desmembrado das trail.
Por ora então a NH 300 compete com XRE 300 e Lander 250. Vimos chegar também recentemente ao Brasil a Royal Enfield Scram 411, que certamente atrai os olhares desse mesmo público.
Chassi e suspensões
O que faz o modelo se diferenciar de XRE e Lander é sua configuração de chassi. Ela conta com rodas raiadas de 19 polegadas (dianteira) e 17 polegadas (traseira), assim são menores do que as das rivais, que trazem a composição tradicional de 21 polegadas (dianteira) e 18 polegadas (traseira).
Além disso, as suspensões também são um meio-termo: mais longas do que em modelos street, mas não tanto quanto nas trail raiz. Os amortecedores são do tipo telescópico convencional, de 135 mm de curso (frente), e braço oscilante, monoamortecido, de 145 mm (traseira).
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O que muda isso na prática? Minha sensação é de que a moto ganha um desempenho bem dinâmico na cidade, e também uma boa estabilidade em curvas, mas fica uma pouco mais no limite ao enfrentar pavimentos ruins ou estradinhas de terra. Não que seja uma dificuldade para a NH 300, mas certamente não é sua proposta principal.
Ainda por esses detalhes, o modelo Dafra fica no meio do caminho entre o posicionamento de uma moto trail e uma mais urbana. O assento é confortável, com bastante espuma.
Como a NH 300 se sai na estrada?
A Dafra traz freios ABS, de dois canais de série. O sistema também é composto por freios a disco, com dimensões de 288 mm (dianteira) e 222 mm (traseira). Com peso de 154,3 kg (seco), os freios transmitira segurança nas frenagens e estão bem dimensionados.
Certamente, uma dúvida é se a Dafra NH 300 é uma boa opção para pegar estrada? A moto está equipada com motor monocilíndrico, de 278,3 cc, que rende 25,2 cavalos a 7.500 rpm e 2,45 kgfm a 6.000 rpm. Este propulsor tem injeção eletrônica e refrigeração líquida, um diferencial para o segmento.
Isso coloca a NH 300 com um potência superior a de suas rivais. Posso dizer que o motor desenvolve muito bem e não há dificuldade de manter 120 km/h em velocidade de cruzeiro.
Conclusão
A NH 300 é um produto de qualidade que segue a tradição dos modelos da SYM, de Taiwan, como a Citycom 300 e a Next 300 (essa não mais vendida por aqui), assim como a sua irmã menor NH 190. O pacote ainda conta com iluminação toda de LED, enquanto o painel é 100% digital. Este visor garante boa visualização, mas seu visual não transmite muita modernidade
Há também uma entrada USB para recarregamento de smartphones, algo muito prático e necessário para motos hoje em dia. Suas opções de cores são preto fosco e a laranja, inclusive, com estes grafismos foram desenvolvidos exclusivamente para o mercado brasileiro em parceria com a SYM.
O modelo oferece uma opção para quem deseja sair de motos Honda e Yamaha, e ainda com uma proposta diferenciada. Seu preço também está de acordo com a realidade do mercado. A sensação é que a NH 300 poderia ter desembarcado antes no Brasil!
FICHA TÉCNICA - DAFRA NH 300 2024 |
PREÇO | R$ 23.990 |
MOTOR | 1 cilindro, 278,3 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
REFRIGERAÇÃO | Líquida |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 25,2 cavalos a 7.500 rpm |
TORQUE | 2,45 kgfm a 6.000 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | Não divulgado |
CÂMBIO | 6 marchas |
COMPRIMENTO | 2.068 mm |
LARGURA | 900 mm |
ALTURA | 1.357 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.405 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 180 mm |
ALTURA DO ASSENTO | Não divulgado |
PESO | 154,3 kg (*seco) |
TANQUE | 11 litros |
FREIOS | ABS (de dois canais) |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 288 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 222 mm |
PNEU DIANTEIRO | 100/90-19” |
PNEU TRASEIRO | 130/80-17” |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Telescópica - 135 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Braço oscilante, monoamortecida - 145 mm |
CORES | Preto fosco e laranja |
Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.