Dafra Apache RTR 200: vale o custo-benefício?

Andamos com a urbana da marca brasileira, feita em parceria com a indiana TVS. Com preço de R$ 16.990, modelo tem visual e motor como chamarizes
Dafra Apache RTR 200 2022

Dafra Apache RTR 200 2022 | Imagem: Divulgação

Agora chegou a vez de andar na nova Apache RTR 200 modelo 2022, moto urbana fabricada no Brasil. O modelo é fruto de uma parceria entre a Dafra com a indiana TVS, que desenvolveu o projeto da moto, enquanto a marca brasileira é responsável pela montagem em sua fábrica Manaus. 

A linha 2022 da Apache apresenta duas novidades: a primeira é mudança no conjunto óptico, agora com toda iluminação vindo com lâmpadas de LED; e a segunda está no visual, com a nova pintura azul fosca, aumentando assim a possibilidade de escolha, além da preta com detalhes em vermelho.

VEJA TAMBÉM:

Dafra Apache RTR 200 2022
Dafra Apache RTR 200 2022
Imagem: Divulgação

Funcionamento do motor  

Apesar das pequenas renovações, o modelo continua com o mesmo conjunto mecânico. O motor monocilíndrico, de 197,75 cc de cilindradra, gera 21,02 cv de potência máxima (a 8.500 rpm) e torque de 1,78 Kgf (aos 7.000 rpm).  

Ele garante um bom desempenho para a categoria, aceleração linear e sem trancos; o ronco diferenciado chama atenção, sendo fator de destaque. A aceleração e as retomadas são confiáveis, facilitando as ultrapassagens, mesmo com garupa. O câmbio de 5 velocidades tem troca suave, a partir da 3ª, as marchas são mais longas, isto ajuda na economia, porém, no uso urbano, exige mudanças constantes por parte do piloto. 

O resultado na estrada foi melhor que o esperado, tanto no conforto da pilotagem como no consumo, chegando a fazer 37,8 km/l. Como a capacidade do tanque de 12 litros, a autonomia fica próxima aos 400 km.

VEJA TAMBÉM:

Câmbio e suspensões  

A Apache vem com o sistema "Slipper Clutch" (mais comum em motos de maior cilindrada). Por ser um sistema deslizante para a embreagem, evita o travamento das rodas traseiras nas reduções, deixando a Apache mais agressiva e esportiva. 

Dafra Apache RTR 200 2022
Dafra Apache RTR 200 2022
Imagem: Divulgação

Na dianteira, o modelo conta com suspensão telescópica de 117 mm de curso, e na traseira, há braço oscilante, e monoamortedor com 105 mm. Para os buracos e lombadas, que surgem a todo instante na nossa cidade, foi eficiente e com certo conforto. A moto oferece uma boa altura do solo (180 mm), que dificilmente pega embaixo. 

Pneus e freios  

Pneus sem câmera 90/90-17 na dianteira e 130/70/17 na traseira, as rodas são de liga leve com design bastante agradável. Freios a disco único sistema FH-CBS ( sistema combinado de freios ,) sendo 270 mm na dianteira e 240 mm na traseira. A moto possui o  FH-CBS (sistema combinado de freios), não o ABS, ma que nos deu uma pilotagem segura. 

Dafra Apache RTR 200 2022
Dafra Apache RTR 200 2022
Imagem: Divulgação

Design 

O design é sucesso garantido. Os bancos bipartidos, spoiler do motor, escapamento esportivo, pedaleiras jogadas mais para trás e o desenho do tanque formam um conjunto bastante harmônico, que agrada e chama atenção. O painel é todo digital e completo, incluindo o marcador de marchas, que acho imprescindível. 

Conclusão

A Apache 200 é fácil de pilotar e muito ágil, passa fácil pelos corredores e é rápida nas mudanças de direção. Com uma posição de pilotagem mais agressiva, depois de algumas horas de transito intenso surge algum incômodo. 

Dafra Apache RTR 200 2022
Dafra Apache RTR 200 2022
Imagem: Divulgação

O preço sugerido de R$ 16.990,00 na cor azul fosca ou preta. Se fizermos um comparativo de custo-beneficio, vamos encontrar concorrente com preço semelhante, mas entre 150 cc e 160 cc, portanto vale analisar bem e colocar a Dafra Apache RTR 200 como uma forte opção na hora da decisão de compra. 

FICHA TÉCNICA - DAFRA APACHE RTR 200

PREÇO  R$ 16.990
MOTOR 1 cilindro, 197,7 cc 
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA  21,02 cv a 8.500 rpm
TORQUE 1,78 kgfm a 7.000 rpm
CONSUMO Não divulgado
CÂMBIO 5 marchas, manual 
COMPRIMENTO 2.050 mm
LARGURA 790 mm
ALTURA 1.105 mm
ENTRE-EIXOS 1.353 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 180 mm
ALTURA DO ASSENTO 800 mm
PESO 139 kg
TANQUE 12 litros
FREIOS FH-CBS (combinados)
FREIO DIANTEIRO Disco 270 mm
FREIO TRASEIRO Disco 240 mm
PNEU DIANTEIRO 90/90-17 sem câmara
PNEU TRASEIRO 130/70-17 sem câmara
SUSPENSÃO DIANTEIRA Telescópica – 117 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA Braço oscilante, monoamortecida – 105 mm
CORES Vermelha fosca e preta brilhante
Por

José Luiz Lazzari

Experiente motocicista há mais de 30 anos, José Luiz é um designer amante das duas rodas e colabora com suas avaliações no Motoo.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Dafra Apache RTR 200

Dafra Apache RTR 200

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos