Criado durante 2ª Guerra, símbolo russo Ural não conseguirá entregar motos por 6 meses
Empresa enfrenta problemas de logística devido a conflito na Ucrânia e fala em produzir fora da Rússia
Muitas fabricantes de veículos têm história intimamente ligada a conflitos, afinal, a maneira de se deslocar é extremamente importante para vencer uma batalha. Um exemplo disso é a lendária Ural, da Rússia, criada pelos soviéticos durante a 2ª Guerra Mundial.
Na época, o exército vermelho precisava de um veículo com maior mobilidade para enfrentar os nazistas alemães. Por uma circunstância histórica, a União Soviética acabou desenvolvendo a Ural a partir de modelos BMW R71 (conheça essa história aqui) a partir de 1941.
VEJA TAMBÉM:
- Shineray SHE S e Voltz EVS: quais as diferenças entre as motos elétricas urbanas?
- Rússia sem motos Harley-Davidson e Honda: montadoras interrompem envios
80 anos após a sua criação como um elemento de batalha, a Ural sofre efeitos dos conflitos na Ucrânia. A empresa anunciou que a produção de suas motos está suspensa na fábrica de Irbit, próximas aos Montes Urais, na Rússia, fator que levou ao nome da fabricante.
Devido aos problemas logísticos enfrentados dentro do território russo, a empresa não consegue continuar com a montagem. "Estimamos um intervalo de aproximadamente 6 meses no fornecimento de motocicletas novas. Quanto ao fornecimento de peças feitas na fábrica, estamos cautelosamente otimistas quanto à nossa capacidade de organizar a logística de exportação em um mês", disse a empresa, em comunicado no final de março.
Com uma subsidiária nos Estados Unidos, a empresa tem no país um de seus principais mercados atuais. A empresa, inclusive, avalia a possibilidade de montar motos em outros países. "A maioria de nossos fornecedores está mantendo nossos pedidos pacientemente até descobrirmos quando e como podemos reiniciar a montagem. Alguns fornecedores, no entanto, estão recuando no envio de componentes para a fábrica, o que, entre outras coisas, amplia a necessidade de mover a montagem final para fora da Rússia", disse a Ural.
Ainda em fevereiro, a empresa se posicionou contra a invasão russa na Ucrânia ao postar "pare a guerra agora" nas redes sociais.
Mais novidades do mundo moto:
A moto com nióbio que promete recarga em até 10 minutos. No Brasil em 2024?